/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
O pensamento sonoro no cinema brasileiro contemporâneo: primeiros passos
Autor
Bernardo Marquez Alves
Resumo Expandido
No Brasil, o interesse dos pesquisadores do audiovisual e profissionais som cinematográfico em estudar teoricamente a trilha sonora vem aumentando. Até poucos anos atrás era de praxe encontrar em textos e trabalhos científicos brasileiros sobre o cinema o argumento de que raros eram os estudos que enfocavam o universo da produção sonora cinematográfica. De fato ainda não são tão numerosos quando comparados à quantidade de estudos estrangeiros, principalmente os advindos da Europa e dos Estados Unidos, porém esta realidade vem se modificando e o surgimento de novos documentos e materiais redigidos sobre o tema no Brasil cresce em um interessante fluxo. A proposta desta pesquisa é então discutir o pensamento sonoro no cinema brasileiro contemporâneo a partir dos livros, teses, dissertações e artigos científicos originais em língua portuguesa que contemplam o universo da trilha sonora no cinema brasileiro, focando, sobretudo, nas produções contemporâneas escritas no período entre o início dos anos 2000 até o ano de 2010.

Uma vez que a pesquisa está em estágio inicial, é de interesse exclusivo que os trabalhos realizados no período proposto se restrinjam a livros, teses e dissertações. E ainda, possuam como ideia central objetos de estudo relacionados ao som no cinema mas que não estejam somente ligados à música ou à palavra. Os estudos que priorizam apenas a análise destes dois elementos sonoros (música e palavra) serão colocados como auxiliares. Desta forma, os trabalhos que relacionam os ruídos, o silêncio, os processos de criação do projeto de som de filmes, a evolução tecnológica e histórica da trilha sonora serão os principais objetos de pesquisa deste meta estudo inicial.

A compreensão do status quo do pensamento sonoro do cinema brasileiro contemporâneo é fundamental para os indivíduos interessados na área que queiram aprofundar e desenvolver uma visão mais crítica do assunto. Além do poder de contextualização, propicia e inspira o surgimento de novas idéias, questionamentos, projetos, estudos, análises e investigações. Portanto, o objetivo é impulsionar ainda mais o processo de criação de pesquisas sobre o tema central, a trilha sonora cinematográfica, através do intercâmbio de informações e na união de idéias e grupos que buscam metas comuns, dando maior visibilidade e notoriedade para os estudos de som no cinema no Brasil.

Por se tratar de uma oportunidade para discutir o pensamento sonoro cinematográfico brasileiro contemporâneo com pesquisadores da área, a comunicação proposta para a apresentação no Congresso Nacional da SOCINE em 2011 pretende apresentar um levantamento bibliográfico inicial como aparato para a pesquisa, apoiando-se no método de publicação anual das bibliografias sobre o som nos filmes realizada por Claudia Gorbman nos anos 1980 e 1990. Isto facilitará o mapeamento e a interligação dos temas e conteúdos dos trabalhos encontrados.

Além de proporcionar uma futura fonte de auxílio para o aperfeiçoamento dos resultados e a maximização do potencial dos estudos na área, será possível buscar respostas para questionamentos tais como: Qual o tema mais abordado pelos pesquisadores do período proposto? Quais as referências bibliográficas mais citadas por eles? Qual a linha de pensamento dos autores mais citados? Quais pesquisas que se relacionam? Qual o nível dessas relações? Quais os pesquisadores mais influentes no país? Dentre outras questões julgadas vigentes para o melhor progresso da discussão e do estudo proposto.

Para ilustrar em um primeiro momento, já foram encontrados cerca de dois livros, seis teses e dezoito dissertações que contemplam a seleção temática e temporal proposta. Na presente data da inscrição essa comunicação ainda se encontra em fase de progresso, mas já terá avançado com um levantamento bibliográfico mais completo e com as primeiras ideias debruçadas sobre os textos antes da data do congresso.
Bibliografia

COSTA, Fernando Morais da. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7letras, 2008.



GORBMAN, Claudia. Bibliography on Sound in Film. Yale French Studies, No. 60, Cinema/Sound, 1980.



MANZANO, Luiz Adelmo Fernandes. O som no cinema: da edição de som ao sound design - evolução tecnológica e produção brasileira. Tese. ECA, USP.



________, Luiz Adelmo Fernandes. Som-imagem no cinema: a experiência alemã de Friz Lang. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2003.





Sites:



http://lattes.cnpq.br

http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/

http://www.universidades.com.br/brasil.htm