/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
O cinema e a Revolução dos cravos
Autor
Jorge Luiz Cruz
Resumo Expandido
As vidas social e cultural dos portugueses foram, sem dúvida e como em qualquer sociedade e em qualquer tempo, marcadas e modificadas pelos eventos políticos e pelas alterações de poder ocorridas ao longo da sua história. Assim, os eventos que derrubaram versão marcelista do salazarismo, que culminaram na Revolução dos cravos, que, junto com o fim das guerras coloniais em África, são os destaques da história recente de Portugal. É deste período que trataremos nesta apresentação – a cinematografia portuguesa na década de 1970.

Trataremos, então, dos antecedentes e resultados do 25 de abril refletidos na vida cinematográfica do país. A década de 1970, parece-nos, foi aquela em que se consolidaram as grandes mudanças nos modos de produção que dominaria toda a história recente do cinema em Portugal. É certo observar, por fim, que diversos fatores políticos e sociais concorreram para estas mudanças, mas também é correto dizer que muitas ações anteriores vieram construindo estas alterações.
Bibliografia

ANDRADE, José Navarro de. Fernando Lopes por cá. Lisboa: Cinemateca Portuguesa/Museu do Cinema, s.d.

COSTA, João Bénard da. Histórias do Cinema. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda -Europália, 1991.

CRUZ, Jorge; MENDONÇA, Leandro; MONTEIRO, Paulo Filipe; QUEIROZ, André (org.). Aspectos do cinema português. Rio de Janeiro: LCV/UERJ, 2009.

MELLO, Jorge Silva (Dir.) Paulo Rocha: O rio do ouro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa/Museu do Cinema, 1996.

MONTEIRO, Paulo Filipe. Uma margem no centro: a arte e o poder do novo cinema. In: TORGAL, Luis Reis (coord.). O cinema sob o olhar de Salazar.Lisboa: Círculo de Leitores, 2000. p. 306-338.

O ofício do cinema em Portugal.

PINA, Luis de. O novo cinema português. Filme, n. 20, Nov. 1960, p. 17-20.

SALES, Michelle Cunha. Em busca de um novo cinema português. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. Tese de doutoramento.

SALES, Michelle; CUNHA, Paulo (org.). Olhares: Manoel de Oliveira. Rio de Janeiro: LCV/UERJ, 2010.