/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
O melodrama sob a ótica do Nuevo Cine Latinoamericano: rejeição e nego
Autor
Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Resumo Expandido
O "Nuevo Cine Latinoamericano" (NCL), em geral, possui um olhar bastante crítico ao “Viejo Cine”, ao melodrama (sobretudo) e à comédia (principalmente, a musical). Não por acaso, estes dois gêneros são, praticamente, tabus ao NCL. No entanto, apesar de suas críticas, o NCL jamais se empenhou em sistematizar um pensamento sobre o “'Viejo Cine'”. Um desses bem escassos textos é o “Ideología del melodrama en el viejo cine latinoamericano”, de Enrique Colina e Daniel Díaz Torres, na revista "Cine cubano".

Fortemente marcado, já pelo título, pela discussão em torno do conceito marxista de Ideologia (mas não nos mesmos termos althusserianos), é o texto que evidencia, de modo mais sistemático, todas as ressalvas e as considerações ao melodrama (não somente ao melodrama clássico, mas também ao moderno, o que é um dos maiores trunfos dos autores). O interessante é que não se trata de uma abordagem somente estética e/ou política, mas também histórica e econômico-social, relacionando a consolidação do gênero em nossas cinematografias com as reviravoltas ocorridas em nossas respectivas sociedades (no caso, as duas abordadas são a argentina e a mexicana), que repercutem no desenrolar das indústrias cinematográficas locais. Em suma, não se trata apenas de uma análise (e crítica) dos procedimentos estético-formais do gênero, mas também de sua inserção e relação com as nossas sociedades e, condizente com o viés marxista do texto, às suas transformações nas relações de classe de nossos países.
Bibliografia

COLINA, Enrique; DÍAZ TORRES, Daniel. Ideología del melodrama en el viejo cine latinoamericano. "Cine cubano". Havana, nº 73-74-75, 1972, pp. 14-26.

Disponível em: . Acesso em: 01º abril 2011.



PARANAGUÁ, Paulo Antônio. América Latina busca su imagen In Heredero, Carlos F.; Torreiro, Casimiro (Org). "Historia general del cine". Madri: Cátedra, 1996. Vol X. pp. 205-383.



______. "Le cinéma en Amérique Latine: le miroir eclaté: historiographie et comparatisme". Paris: L’Harmattan, 2000.



______. "Tradición y modernidad en el cine de América Latina". Madri: FCE, 2000.



VV. AA. "Por un cine latinoamericano: Encuentro de cineastas latinoamericanos en solidariedad con el pueblo y los cineastas de Chile. Caracas, septiembre de 1974". Caracas: Rocinante, 1974.



______. "Por un cine latinoamericano – Volumen II: V Encuentro de cineastas latinoamericanos – Mérida, 1977". Caracas: Rocinante, 1978.