ISBN: 978-85-63552-07-5
Título | Entre o nacionalismo e o film d´art: as encenações de O Guarani |
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Autor | Sheila Schvarzman |
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Resumo Expandido | José de Alencar (1829-1877) foi um dos escritores mais adaptados pelo cinema brasileiro. O Guarani (1857), tema também de ópera de Carlos Gomes (1870), foi adaptado para o cinema onze vezes entre 1908 e 1996, sendo oito delas entre 1908 e 1926. O romance descabelado, mas fundador, a ópera de brasileiro consagrada como italiana, o tema nacionalista se prestaram a Cantantes que buscavam alguma distinção, a encenações que se diziam grandiosas como a de 1916 dirigida por Vittorio Cappelaro e anunciada como “super produção” cujo lançamento em São Paulo foi marcado por evento grandioso com a comunidade italiana. Gostaríamos, portanto, nesse estudo de recuperar o conhecimento sobre os filmes realizados por Vittorio Cappellaro cujo suporte fílmico, infelizmente, não mais existe. O diretor, antigo ator de uma companhia dramática italiana, utiliza-se da obra em busca do tema e do formato supostamente histórico, exercitando entre nós o film d´art , comum no cinema italiano e francês dos anos 1910 e que se pode ver ainda em última e desusada recorrência em 1932 com O Caçador de Diamantes, único filme remanescente do diretor e cuja encenação nos permite entrever (com o auxílio de outras fontes como fotos, por exemplo) os Guaranis desaparecidos. Em busca de reconhecimento o cinema brasileiro se apossa do carisma de José de Alencar e de Carlos Gomes . Ao fazê-lo permite observar a sempre recorrente necessidade de afirmar-se através de algum artifício de autoridade exterior ao cinema que como tal – um negócio ou uma arte – não era suficiente. Permite observar ainda o amálgama de temas supostamente nacionais, ou construídos como da nacionalidade ao formato internacional do film d´art, ao gosto do imigrante e a desejos de nobilitação que são do cinema brasileiro e daqueles que o realizavam. |
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Bibliografia | ARNOLDY, Édouard – Pour une históire culturelle du Cinema. Liège : Ed. Du Céfal. 2004 BERNARDET, Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro. São Paulo: Annablume, 1996 CAPELLARO, Jorge J. V e Victorio G. J – Vittorio Capellaro: Italiano pioneiro do cinema brasileiro. Cadernos de Pesquisa 2, Rio de Janeiro: Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, 1986 CESETTI, Durval – “Il Guarany for Foreigners: Colonialist Racism, Naïve Utopia, or Pleasant Entertainment?” Latin American Music Review - Volume 31, Number 1, Spring/Summer 2010, pp. 101-121 COLI, Jorge – “Carlos Gomes e Villa Lobos” IN A Paixão segundo a Ópera. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 101 a 132 GALVÃO, Maria Rita – Crônica do Cinema Paulistano. São Paulo: Atica, 1975 SILVA, José Eduardo Rolim de Moura Xavier. D´O Guarani a Il Guarany SOUZA, José Inácio Melo – Imagens do Passado. São Paulo: SENAC, 2002 VOLPE, Maria Alice – “Remaking the Brazilian Myth of National Foundation: Il Guarany. Latin American Music Review”, vol. |