ISBN: 978-85-63552-07-5
Título | V de Vertigem: efeito trompe l´oeil no cinema |
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Autor | Maria do Carmo de Siqueira Nino |
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Resumo Expandido | Jogo de Cena (Eduardo Coutinho, 2007) e Verdades e Mentiras (“F” for Fake, Orson Welles, 1973) se pautam em um questionamento sobre a natureza da verdade na arte.
Os dois diretores cada um a seu modo, nos partilham as suas reflexões sobre a real essência deste ato estético que denominamos arte, ao mesmo tempo em que abrem a perspectiva para que ela seja compreendida a partir da própria noção de artifício, com a qual a mesma partilha a raiz etimológica. A obra de arte, graças à construção de um artifício ou de uma representação onde se dá um deslocamento e uma elaboração secundária, nos revela tanto a verdade da natureza exterior como também aquela da nossa própria natureza humana. A partir deste confronto, resta-nos precisar e contextualizar na obra de cada um dos autores, o princípio do mecanismo do artifício na sua função propriamente estética. No filme brasileiro a reflexão se dá através do teatro e no americano temos um jogo complexo entre as polaridades da pintura e da literatura. Em ambos, a linguagem cinematográfica, ao assumir o viés documental, se vê explorada em recursos que lhe são característicos e cujos próprios limites do gênero são questionados pelos autores. Sob esta perspectiva, os dois artistas se reinventam e os dois filmes se investem de um caráter metalingüístico, auto-reflexivo. A idéia proposta neste trabalho lança mão dos conceitos intrínsecos a uma das categorias fundamentais da estética, o trompe l´æil, para servir como pedra de toque para uma análise dos dois filmes ainda que pese a distinção de abordagem entre eles, mesmo ambos assumindo explicitamente o caráter lúdico da experiência. Para além da ilusão que se materializa no visível, estabelecendo transitoriedades e alternâncias entre o real e sua representação, temos também a relação que o trompe l´ æil estabelece com a ficção, a magia, o humor, a ironia (Welles) e a precariedade da identidade, a catarse e o fetiche (Coutinho)... e vice-versa. |
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Bibliografia | • Artaud, A, O teatro e seu duplo, tr. Teixeira Coelho, SP, Martins Fontes, (1964), 1993
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