/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Procedimentos de trabalho na captação de som direto
Autor
João Baptista Godoy de Souza
Resumo Expandido
Este seminário propõe refletir sobre a prática profissional do registro sonoro sincrônico a partir do detalhamento da rotina de trabalho do técnico de som direto em produções audiovisuais ficcionais brasileiras. Compreendidos como integrantes de um método de trabalho, compartilhado por uma categoria profissional, os procedimentos empregados pelo técnico de som direto são norteados por parâmetros técnicos e estéticos que se conformaram precocemente no período de transição para o cinema sonoro durante a constituição do código de representação do cinema clássico norte-americano. Dependente da tecnologia, o método de trabalho de captação e registro de som direto reestrutura-se com o advento de novas ferramentas, permitindo o surgimento de formas alternativas de realização.

A apresentação e análise de experiências práticas no âmbito da realização audiovisual ficcional brasileira permitem perceber o amplo espectro de escolhas envolvidas na atuação do profissional do som direto, apontando a possibilidade de existência de uma componente criativa na aplicação e desenvolvimento desta prática de trabalho. Premissas particulares de realização, condicionantes orçamentárias e o advento de nova tecnologia estimulam o surgimento de procedimentos que dinamicamente reanimam o tradicional método de trabalho de captação de som direto.
Bibliografia

ALTMAN, Rick. Sound space. In: ALTMAN, Rick (Org.). Sound theory: sound practice. New York: Routledge, 1992. p. 46-64.



BORDWELL, David. La introducción del sonido. In: BORDWELL, David, STAIGER, Janet, THOMPSON, Kristin. El cine clásico de Hollywood. Barcelona: Paidós, 1997a. p. 331-356.



CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994.



________. El Cine y sus oficios. Madrid: Ediciones Cátreda, 1992.



________. La voz en el cine. Madrid: Ediciones Cátreda, 2004.



COSTA, Fernando Morais. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.



GOMERY, Douglas. The coming of Sound: Technological Change in the American Film Industry. In: WEIS, Elisabeth; BELTON, John (Org.). Film sound: theory and practice. New York: Columbia University Press, 1985. p. 5-24.