ISBN: 978-85-63552-07-5
Título | Além das lágrimas: melodramas de Mike Leigh e Rainer Fassbinder |
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Autor | Lisandro Nogueira |
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Resumo Expandido | Meu objetivo aqui é problematizar a relação do conceito de “qualidade estética” (instantes de poesia) com a desenvoltura, maleabilidade e capacidade de atualização da narrativa melodramática. Desde a primeira pesquisa sobre melodrama na telenovela brasleira, que resultou no livro "O autor na TV" (Edusp-UFG - 2002), venho estudando a maleabilidade dos filmes com ênfase melodramática. Sabemos que Hollywood atualiza essa forma narrativa com êxito quando lança mão do amálgama efeitos especiais e narrativas de base griffitiana (Spielberg, George Lucas). Entretanto, filmes de Rainer Fassbinder, Pedro Almodovar e Mike Leigh conseguem manter a base naturalista/realista, apregoada ainda no século 19 por Denis Diderot, mas, ao mesmo tempo edificam em suas narrativas a necessária e importante dose de poesia - o valor do instante. São filmes nos quais o estilo desses cineastas assegura o ir além da "continuidade simples do tempo encadeado" (Gaston Bachelard). O tempo encadeado, duração, próprio da narrativa clássica, nos filmes "Segredos e mentiras" (Leig), "O medo devora a alma" e "O casamento de Maria Braun" (Fassbinder), convive com instantes de poesia que atenuam a encenação naturalista e provocam sentimentos para "além das lágrimas" (sentimentalismo).
Três marcos teóricos balizam esse texto: "A intuição do instante", de Gaston Bachelard e "Melodramatic imagination", de Peter Brook e "Olhar e a cena", de Ismail Xavier. O primeiro com o conceito de "instante poético"; o segundo com a análise do conceito de "imaginação melodramático", e a ênfase nos motivos pelos quais o melodrama consegue ser tão maleável e flexível; e Xavier por esmiuçar e trazer à tona conceitos sobre o "estilo melodramático" que consegue ir além do melodrama canôhttp://www.socine.org.br/encontro/ind11.aspnico. |
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Bibliografia | Brooks, Peter. The Melodramatic Imagination: Balzac, Henry James, Melodrama, and the Mode of Excess.
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