ISBN: 978-85-63552-07-5
Título | As migrações das imagens do nascimento do cinema moçambicano |
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Autor | Lúcia Ramos Monteiro |
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Resumo Expandido | A instalação "Para Moçambique" (2008), produzida pela artista Ângela Ferreira, resgata imagens próximas à independência de Moçambique: o filme "Makwayela" (1977), de Jean Rouch, o projeto "Naissance (de l'image) d'une nation" (1979), de Jean-Luc Godard, e o registro do show "Hard Rain" (1976), de Bob Dylan. Dessa maneira, inaugura um duplo processo de deterritorialização: as imagens em movimento passam da sala de cinema para o contexto de uma exposição de arte contemporânea; nessa passagem, o clima utópico que envolvia a construção de uma nova nação se transforma em epitáfio. Ainda na década de 1970, um outro tipo de migração das mesmas imagens ocorria: elas circulavam de um filme a outro, como entre "Deixem-me ao menos subir as palmeiras"(Joaquim Lopes Barbosa, 1972), "25" (José Celso Martinez Correa et Celso Lucas, 1975) e "Mueda, memória e massacre" (Ruy Guerra, 1979). O objetivo desta comunicação é comparar os dois processos de migração/circulação das imagens ligadas ao período próximo da independência moçambicana, à luz do conceito de "comunidades imaginárias", trabalhado por Benedict Anderson. |
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Bibliografia | ANDERSON, Benedict. Under Three Flags: Anarchism and the Anti-Colonial Imagination. Londres, Verso, 2005.
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