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  Título
DocTV: Exibição e comercialização
Autor
Karla Holanda
Resumo Expandido
Programa de fomento do governo federal à produção e difusão de documentário, o DocTV tem as TVs públicas de cada estado como coprodutoras de pelo menos um filme e elas recebem em troca os demais filmes para exibir em cadeia nacional, ou seja, são ao menos, 27 documentários de 52 minutos em suas grades – embora, na prática, esse número seja ainda maior, já que têm estados que conseguiram viabilizar mais de um filme por edição.

Em 2010, o DocTV realizou sua quarta edição e não tem sinal de continuidade pelo governo que o sucedeu. Chega a ser lugar-comum a interrupção de programas na área cultural por novos governos, independente de serem bem ou mal sucedidos. Mas, o que se pode dizer efetivamente dos resultados comerciais do programa? Para pensar especificamente sobre a viabilidade econômica do DocTV, deixamos de lado, neste estudo, o caráter da regionalização, da descentralização, das características estilísticas dos filmes e de suas categorias temáticas, que são tratados na pesquisa de doutoramento em curso.

Aqui, pretendemos nos deter nos aspectos da exibição e comercialização dos documentários produzidos pelo DocTV, que poderiam sustentar argumentos precipitados que fundamentassem sua extinção. Afinal, qual a audiência que tiveram esses programas? Quais os dias e horários que foram exibidos? Em quais outras janelas foram explorados comercialmente? Que parâmetros qualitativos poderiam ser considerados?
Bibliografia

MENDEL, Toby & SALOMON, Eve. O ambiente regulatório para a radiodifusão: uma pesquisa de melhores práticas para os atores-chave brasileiros. Brasília, Unesco, Debates CI, no. 7, 2011.



MORAIS, Dênis. A batalha da mídia: governos progressistas e políticas de comunicação na América Latina e outros ensaios. Rio de Janeiro, Pão e Rosas, 2009.



SENNA, Orlando. Biografia precoce do DocTV. In: CAETANO, Maria do Rosário (org.). DocTV: operação de rede. São Paulo: Instituto Cinema em Transe, 2011.



VALENTE, Jonas. Sistema Público de Comunicação do Reino Unido. In: Sistemas públicos de comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009.



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