ISBN: 978-85-63552-11-2
Título | DocTV: Exibição e comercialização |
|
Autor | Karla Holanda |
|
Resumo Expandido | Programa de fomento do governo federal à produção e difusão de documentário, o DocTV tem as TVs públicas de cada estado como coprodutoras de pelo menos um filme e elas recebem em troca os demais filmes para exibir em cadeia nacional, ou seja, são ao menos, 27 documentários de 52 minutos em suas grades – embora, na prática, esse número seja ainda maior, já que têm estados que conseguiram viabilizar mais de um filme por edição.
Em 2010, o DocTV realizou sua quarta edição e não tem sinal de continuidade pelo governo que o sucedeu. Chega a ser lugar-comum a interrupção de programas na área cultural por novos governos, independente de serem bem ou mal sucedidos. Mas, o que se pode dizer efetivamente dos resultados comerciais do programa? Para pensar especificamente sobre a viabilidade econômica do DocTV, deixamos de lado, neste estudo, o caráter da regionalização, da descentralização, das características estilísticas dos filmes e de suas categorias temáticas, que são tratados na pesquisa de doutoramento em curso. Aqui, pretendemos nos deter nos aspectos da exibição e comercialização dos documentários produzidos pelo DocTV, que poderiam sustentar argumentos precipitados que fundamentassem sua extinção. Afinal, qual a audiência que tiveram esses programas? Quais os dias e horários que foram exibidos? Em quais outras janelas foram explorados comercialmente? Que parâmetros qualitativos poderiam ser considerados? |
|
Bibliografia | MENDEL, Toby & SALOMON, Eve. O ambiente regulatório para a radiodifusão: uma pesquisa de melhores práticas para os atores-chave brasileiros. Brasília, Unesco, Debates CI, no. 7, 2011.
|