/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Filmes de artista no Brasil dos anos 70 – um estudo sobre a atuação de Antonio Manuel
Autor
Virginia Gil Araujo
Resumo Expandido
A análise da imagem fotográfica nos filmes de Antonio Manuel possibilita uma atualização metodológica para avaliar o potencial da produção informacional deste artista. Compreendemos seus trabalhos em cinema sempre dentro do contexto de crise da Arte e de explosão da Contracultura, nas operações semânticas de contracomunicação, diante da repressão no Brasil. No auge da ditadura militar o artista realizou cinco filmes: By Antonio (1972), sobre a situação de perseguição e a
Bibliografia

AUMONT, Jacques. El rosto en el cine. Barcelona: Paidós, 1998.

BAUDRILLARD, Jean. A Arte da Desaparição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/N-Imagem, 1997.

BERNARDET, Jean-Claude. Antropologia de nós mesmos. In: ANTONIO MANUEL. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1984.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005. (Cinema II)

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas: Papyrus, 1993.

______. Les métissages de l’ímage (photographie, vídeo, cinéma). La recherche photographique, n.13, otoño 1992.

DURAND, Régis. Imágenes Furtivas. In: El tiempo de la imagen – ensayo sobre las condiciones de una historia de las formas fotográficas. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 1998.

EISENSTEIN, Sergei. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

______. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

PIGNATARI, Décio. Contracomunicação. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.