/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
O Louco dos Viadutos – um estudo sobre a encenação
Autor
Nanci Rodrigues Barbosa
Resumo Expandido
Este trabalho analisa a questão da encenação na série O Louco dos Viadutos, dirigida por Eliane Caffé para o projeto Direções III, produzido pela TV Cultura e SESCTV, cuja proposta é experimentar novas formas de teledramaturgia.

O estudo dedica-se às escolhas feitas ao longo do processo de realização, observando a construção da ficção a partir de elementos que revelam distintas aproximações com o real, implicando em formas particulares de construção da encenação contando com atores profissionais e não atores que vivenciam situações de criação e improviso, impactando na construção de recepção/fruição da obra e interação com o espectador, alem de desenhar novos modelos de produção que buscam na tradição do documentário formas de construção da obra audiovisual.

Cabe destacar que esta obra constrói uma unidade conceitual estética e dramatúrgica composta a partir de hibridismos e exploração de distintos elementos, dialogando com elementos que tradicionalmente compõem a narrativa televisiva: a serialidade, o gancho.

Todas os desafios de realização receberam respostas que consideraram a construção de metodologias específicas para integrar e articular os diferentes sujeitos envolvidos no processo. A autora dedicou-se cerca de 18 meses em trabalho em contato com a comunidade, possibilitando domínio do contexto e construção com uma visão de equipe integradora e participante do processo.

Por outro lado, é importante estabelecer relações coma própria trajetória da autora que nos seus trabalhos anteriores, em longas de ficção produzidos para cinema, já expressava inquietudes e propostas estéticas afinadas com esta experimentação, como por exemplo, em particular o filme Os narradores de Javé (2003), Kenoma ( 1998), além da produção de curtas-metragens Caligrama (1995), Arabesco (1990) e O nariz (1987).

Este estudo integra a pequisa “O impacto do digital na produção audiovisual contemporânea: novas estratégias narrativas” e contou com a participação de Lara Bione, aluna de Iniciação Científica.
Bibliografia

AUGUSTO, Maria de Fátima. A Montagem Cinematográfica e a Lógica das Imagens. 1a. ed. São Paulo: Annablume, 2004.

BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz – a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008.

MACHADO, Arlindo. O Sujeito na Tela: Modos de Enunciação no Cinema e no Ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.

MACHADO, Arlindo. A Televisão Levada a Sério. São Paulo: SENAC, 2000.

MIGLIORIN, Cezar. O dispositivo como estratégia narrativa. In: Livro da XIV Compós - 2005: Narrativas Midiáticas Contemporâneas (editado by André Lemos).

RAMOS, Fernão P. (org.). Teoria Contemporâneo do Cinema. São Paulo: SENAC, 2005.