/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Uma história na tv: Marc Ferro e o programa Histoire Parallèle
Autor
Mônica Almeida Kornis
Resumo Expandido
Integrante do grupo dos Annales, Marc Ferro se celebrizou a partir do final dos anos 1960 por seus estudos sobre a relação entre cinema e história, num momento em que a revista dos Annales interessava-se pela abertura de novos campos de análise, pela definição de novos objetos e novos métodos de fazer história. A produção de um conjunto de artigos sobre o tema e do consagrado livro Cinema e História revelou no entanto limites para o enfrentamento dos desafios da análise fílmica, exatamente por sua recusa em tratar as imagens em sua dimensão estética, como apontam seus críticos. Por outro lado, pouco se fala e muito menos se discute sobre uma outra produção do historiador no campo do cinema, que consistiu na realização de documentários, inicialmente para o cinema, e ao final dos anos 1980 para a televisão. O objetivo desse artigo é trabalhar essa outra dimensão, em particular com o programa televisivo Histoire Parallèle, na tentativa de examinar não só como essa produção consolidou um discurso sobre a história com a utilização de imagens de arquivo e depoimentos de personalidades da cena política e acadêmica, mas sobretudo investigar o lugar de Ferro enquanto intelectual-âncora do referido programa que, ao tratar de temas ligados à sua produção acadêmica,confere credibilidade à confecção de uma história para o grande público.
Bibliografia

Ferro, Marc. Mes histoires parallèles: entretiens avec Isabelle Veyrat-Masson. Paris: Carnets Nord, 2011.

Huyssen, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

Kornis, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

Morettin, Eduardo. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. In: Capelato, Maria Helena; Morettin, Eduardo; Napolitano, Marcos e Saliba, Elias Thomé (orgs.). História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2007.

Sarlo, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo/Belo Horizonte: Companhia das Letras/UFMG, 2007.