ISBN: 978-85-63552-11-2
Título | Cartas de montagem de Evaldo Mocarzel |
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Autor | Cecilia Almeida Salles |
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Resumo Expandido | A comunicação tem por objetivo fazer uma discussão sobre o processo de criação de documentários, mais especificamente, do projeto que Evaldo Mocarzel vem desenvolvendo sobre o teatro paulista. Trata-se de uma proposta de registrar os percursos de diversos grupos em suas experimentações teatrais. A partir de filmagens dos espetáculos e do acompanhamento e registros de ensaios, discussões, conversas e viagens o documentarista é responsável pelo registro da história recente do teatro experimental paulista, assim como pela produção de ensaios audiovisuais. Trata-se, portanto, de uma superposição de reflexões sobre o processo de criação: E.Mocarzel discute visualmente a criação teatral e este estudo pretende pensar a produção de seus documentários.
A dificuldade que sempre se coloca nas pesquisas sobre a criação cinematográfica é como discutir a complexidade de um processo que se dá na inter-relação das diferentes pessoas que formam equipe. A documentação que é oferecida ao pesquisador propõe diferentes portas de entrada para a compreensão de processos coletivos. Neste caso partirei do estudo das chamadas “cartas de montagem” que o documentarista escreve para os montadores. A análise de tais registros será sustentada pelas reflexões sobre processo de criação como redes em construção, em diálogo com pensadores do cinema. Será discutido o modo como se dá a passagem do projeto cinematográfico do diretor para outro membro da equipe. O projeto envolve conceitos que direcionaram a filmagem, clima vivenciado e aspectos mais relevantes da criação teatral em cada caso que foi acompanhado. Serão enfocados os projetos da Cia. Livre, ao comemorar seus 10 anos (Cia. Livre 10 Anos); o espetáculo Hysteria, do Grupo XIX; A última palavra é a penúltima que envolveu três grupos ( Teatro da Vertigem de São Paulo, Zikzira Teatro Físico de Minas Gerais e a Asociación Para La Investigación Teatral La Outra Orilla, do Peru); e o espetáculo Festa de separação, de Janaina Leite e Felipe Teixeira Pinto. |
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Bibliografia | AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas, Papirus, 2004.
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