/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Uma vida com "graça" - A lenda do santo beberrão
Autor
Miguel Serpa Pereira
Resumo Expandido
Ermanno Olmi é um cineasta identificado com o mundo católico, sem, no entanto, adotar os procedimentos canônicos da fé. Seu compromisso é com o cinema e suas possibilidades expressivas. Para ele, o substrato da criação é o ato humano como produtor de sentido da própria vida. Já segundo a doutrina cristã, cada gesto singular e único está impregnado, de algum modo, pelo efeito do pecado original, enquanto culpa coletiva. Bernardi (2011: 73) afirma que as mais recentes teses teológicas configuram essa atitude como idolatria, ao substituir o verdadeiro Deus por falsas divindades que contradizem a doutrina da graça.

Andreas, o personagem central de A lenda do santo beberrão, é um ser abandonado pela sociedade humana, mas não pela graça divina. É essa doutrina primeira, a da graça, que sub-habita o submundo dos deserdados (clochard) da vida de uma Paris contemporânea que Olmi explora em sua narrativa. Seu estado permanente de sonho e vigília – a embriaguez - é aprisionado pelo poder divino que faz dele um diferente entre os comuns. É um santo cheio de graça e por isso sem a culpa do pecado original.

A relação entre o homem e o ambiente acompanha as ações diárias e é nelas que se dá a dimensão verdadeira da salvação, como outro critério da santificação. Viver num estado de liberdade e assumir essa ambivalência do existir à deriva é o ponto angular da pedra que estrutura a construção humana. Viver é graça. Andreas peregrina, contempla, promete, sonha com Santa Teresinha do Menino Jesus, enfim, transita para um destino que vai além da morte, para a salvação eterna.
Bibliografia

APRÀ, Adriano (Org.). Ermanno Olmi: Il cinema,i film, la televisione, la scuola. Venezia: Marsilio Editori, 2003.

BERNARDI, Auro. Lo schermo di Dio: cinema e pensiero religioso. Genova: Le Mani – Microart´s Edizioni, 2011.

FUSTER, Enrique; GARCIA-NOBLEJAS, Juan José. Repensar la ficción: el mal moral em las pentallas – necessidades dramáticas y patologias industriales. Roma: EDUSC, 2011.

GRASSELLI, Silvio (Org.). Immagini dal mondo: cinema, rappresentazione, verità. Roma: Fundazione Ente dello Spettacolo, 2008.

OWENS, Charlie. Ermanno Olmi. Roma: Gremese Editore, 2011.

PADOAN, Daniela. Ermanno Olmi: il sentimento dela realtà. Milano: San Raffaele, 2008.

SANTIDRIÁN, Pedro R.; ASTRUGA, Maria del Carmem. Dicionário dos santos. Aparecida: Editora Santuário, 2004.