ISBN: 978-85-63552-11-2
Título | Uma nova ética de representar: o Brasil no documentário canadense |
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Autor | Anelise Reich Corseuil |
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Resumo Expandido | Documentários canadenses recentes apresentam uma produção marcada por interesses multiculturais, representativos de comunidades diaspóricas e de aborígenes canadenses, chamados também de "first people nations". A longa tradição da produção fílmica canadense também tem sido associada aos interesses do NFB (National Film Board of Canada) desde sua criação em 1934, sob a direção de Robert Flaherty, cujo interesse por questões sociológicas e visão do documentário com uma "função pública e social" exerceu grande influência na constituição de um projeto nacional para o NFB (Projecting Canada: government policy and documentary film at national film board, 2007).
Ao longo de uma tradição de produção de documentários, a produção contemporânea canadense apresenta questões políticas instigantes e formas narrativas inovadoras e autorreflexivas que possibilitam um questionamento de vários códigos narrativos associados ao documentário e a sua suposta neutralidade como forma de representação. Este trabalho busca analisar as formas alternativas e não hegemônicas de representação de paisagens latino-americanas, mais especificamente do Brasil, em documentários canadenses contemporâneos sobre a América Latina, focalizando o documentário An ecology of hope. Além deste documentário, busca-se traçar um paralelo com documentários já analisados sobre o tema em questão, tais como Um lugar chamado Chiapas, O Mundo está assistindo e Capturing reality: the art of documentary. Documentários canadenses não apenas documentam a geografia, história e cultura de países latino-americanos, mas também oferecem uma perspectiva crítica e autorreflexiva sobre as suas próprias formas de fazer o documentário e de representar do sujeito e o cenário latino-americano, incluindo aspectos naturais e geográficos, que, muitas vezes, são representados com fotografia naturalista que ressalta o exotismo associado à paisagens latino-americanas. Observa-se que a peculiaridade de certas paisagens prepondera em filmes e reproduções como espécie de "identidade nacional simbólica" (Beyond Wilderness, 2007). Neste contexto crítico-teórico, o trabalho focaliza as formas como o documentário An ecology of hope (2001) interrelaciona perspectivas autorreflexivas e éticas sobre as formas de representação do documentário com a estética utilizada nos filme. O filme apresenta as teorias de Pierre Dansereau sobre a necessidade de uma ecologia mais humana, urbana e ética são reveladas a partir de vários depoimentos do ecologista ao revisitar vários lugares em que viveu, inclusive o Brasil. Paisagens brasileiras conhecidas como monumentos de Brasília, praias do RJ e a favela do Vidigal são reveladas a partir de uma cinematografia e processo de montagem, reveladores de uma narrativa mais subjetiva, inovadora e autorreflexiva. |
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Bibliografia | DRUICK, Zöe. Projecting Canada: government policy and documentary film at national film board. McGill-Queens University Press, 2007.
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