/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Cinema e História em Marc Ferro: uma análise de seus filmes
Autor
Eduardo Victorio Morettin
Resumo Expandido
A comunicação pretende analisar Les illusions d'une victoire (1968), 1918, le dénouement (1968) e Lénine par Lénine (1970), filmes orientados e co-dirigidos por Marc Ferro. A partir de obras que são feitas com material de arquivo (cinejornais e documentários de época), objetivo é o de perceber como o historiador entrecruza o discurso histórico e o fílmico a partir de noções de documento e da chamada contra-história. Ao mesmo tempo, examinará o uso da voz over nas obras em sua relação com a construção do sentido.

Marc Ferro, como é sabido, é um dos principais teóricos a respeito da relação entre cinema e história. Ele participou da realização de diversos filmes de caráter histórico, todos eles pensados dentro de uma metódica de avaliação da veracidade no documento fílmico. A preocupação com o autenticidade, o recurso ao documento cinematográfico para o conhecimento da história e a compreensão do passado, e a análise da realização, o que envolve um estudo sobre outras operações, também ideológicas, como a definição da natureza e da função do comentário, nortearam a confecção de grande parte de sua produção fílmica.

Neste sentido, a intenção é a de trazer os filmes feitos pelo historiador a fim de avaliar a sua incursão no campo cinematográfico por intermédio de três filmes produzidos antes do artigo modelar de Ferro, ‘O filme: uma contra-análise da sociedade?’, escrito em 1971.
Bibliografia

BAECQUE, Antoine de. L’Histoire-caméra. Paris, Gallimard, 2008.

CAPELATO, Maria Helena e outros (orgs.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. 2ª ed. São Paulo, Alameda Casa Editorial, 2011.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: Estudos Avançados. 5 (11): 173–191, 1991.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre (orgs.). História: novos objetos. Rio de Janeiro, Francisco Alves Ed., 1976, p. 199 - 215.

KORNIS, M. A. Cinema, televisão e história. RJ, Jorge Zahar Ed., 2008.

NORA, Pierre. Entre Memória e História. A problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, Educ, (10): 7 – 28, dez. 1993.

ROMANO, Ruggiero (org.). Enciclopédia Einaudi, Memória - História. S.l.p., Imprensa Nacional - Casa da Moeda,1984, vol. 1.