ISBN: 978-85-63552-11-2
Título | Cinema e História em Marc Ferro: uma análise de seus filmes |
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Autor | Eduardo Victorio Morettin |
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Resumo Expandido | A comunicação pretende analisar Les illusions d'une victoire (1968), 1918, le dénouement (1968) e Lénine par Lénine (1970), filmes orientados e co-dirigidos por Marc Ferro. A partir de obras que são feitas com material de arquivo (cinejornais e documentários de época), objetivo é o de perceber como o historiador entrecruza o discurso histórico e o fílmico a partir de noções de documento e da chamada contra-história. Ao mesmo tempo, examinará o uso da voz over nas obras em sua relação com a construção do sentido.
Marc Ferro, como é sabido, é um dos principais teóricos a respeito da relação entre cinema e história. Ele participou da realização de diversos filmes de caráter histórico, todos eles pensados dentro de uma metódica de avaliação da veracidade no documento fílmico. A preocupação com o autenticidade, o recurso ao documento cinematográfico para o conhecimento da história e a compreensão do passado, e a análise da realização, o que envolve um estudo sobre outras operações, também ideológicas, como a definição da natureza e da função do comentário, nortearam a confecção de grande parte de sua produção fílmica. Neste sentido, a intenção é a de trazer os filmes feitos pelo historiador a fim de avaliar a sua incursão no campo cinematográfico por intermédio de três filmes produzidos antes do artigo modelar de Ferro, ‘O filme: uma contra-análise da sociedade?’, escrito em 1971. |
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Bibliografia | BAECQUE, Antoine de. L’Histoire-caméra. Paris, Gallimard, 2008.
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