ISBN: 978-85-63552-11-2
Título | A audibilidade do som |
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Autor | Eduardo Simões dos Santos Mendes |
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Resumo Expandido | Muito tem se discutido sobre o uso do espaço sonoro em sistemas de reprodução estereofônica. A expansão do espaço visível da imagem através do uso das caixas laterias da tela e o envolvimento físico do espectador pelos sons emitidos pelas caixas de surround são alguns temas que continuam sendo pesquisados nas últimas décadas.
Há uma outra discussão relacionada à vinculação som/espaço que, talvez por sua percepção mais sutil, tem sido pouco feita: a audibilidade da voz e de todos os outros sons gerados em cena. Quando me refiro à audibilidade da voz, não falo sobre inteligibilidade das palavras pronunciadas e sim sobre a possibilidade de ouvir todas as sutis interações que a reverberação dessa voz cria com espaço onde foi captada. Pode-se detectar hoje, pelo menos, dois padrões desse tipo de audibilidade: uma que valoriza a reflexão da voz no ambiente e faz com que sua sonoridade se integre aos outros elementos sonoros da trilha e outra que destaca a voz em primeiro plano, separando-a dos demais sons existentes. Este trabalho pretende apresentar esses diferentes padrões de audibilidade existentes, seus processos de construção, tanto durante a captação quanto na pós-produção e discutir seus reflexos na narrativa das obras. |
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Bibliografia | LARSON GUERRA, Samuel. Pensar el Sonido. México: Unam, 2010.
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