ISBN: 978-85-63552-14-3
Título | Misère au Borinage: imagem, montagem e politização do mundo social |
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Autor | Ana Amélia da Silva |
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Resumo Expandido | As imagens, cenas e olhares informados pelos recursos cinematográficos adotados em Borinage, servem para a reflexão sobre os nexos entre cinema e sociedade ao expressarem, na periferia belga dos anos 30, os contextos da pobreza, miséria, ação e lutas sociais dos trabalhadores mineiros em greve. Assim, os recortes interpretativos selecionados seguem as seguintes dimensões.
A primeira delas refere-se ao contexto histórico, social e político de Borinage, e, não por acaso, Joris Ivens e Jean Vigo aparecem nos estudos de crítica cinematográfica, como destacados documentaristas de “intervenção social”. Trata-se de situar este filme, também, na historicidade de outro importante filme político que o precede – Khule Wamp, ou a quem pertence o mundo? (1932), dirigido por Slatan Dudow, com roteiro de Bertolt Brecht, nos estertores da República de Weimar, assim como o filme que se seguiria em 1935 - Triunfo da Vontade de Leni Rienfesthal. Certamente, não se trata aqui de uma análise comparativa destes filmes, bastante diversos entre si, o que extrapolaria os limites desta intervenção. Trata-se, como segunda dimensão, de inserir Borinage nos limiares de um filme que foi classificado como “militante”, “engajado”, “de resistência”, “filme avant-garde”, “filme de arte” e cinema político, entre outros. Cenas, sequencias e recursos de montagem serão retomados na ótica da construção de sentidos, tendo por fundo analítico as considerações de Benjamin sobre o teatro épico de Brecht. Principalmente aquelas que se referem a filmes que despertam a compaixão e a identidade afetiva, em que a estetização da miséria impulsiona a contemplação passiva, ao avesso de outros que, operando pela interrupção e distanciamento crítico, reconstroem a politização do mundo social no qual seus autores intervêm como realizadores. Finalmente, toda revisita implica em novas conexões de sentido. O olhar para estas imagens e a forma como foram montadas remete a breves considerações dos desafios antepostos ao cinema contemporâneo, frente à atual (re)configuração das desigualdades sociais, tendo em vista a saturação das imagens televisivas de conciliação. |
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Bibliografia | BENJAMIN, Walter. Passagens, Belo Horizonte: UFMG/ Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
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