ISBN: 978-85-63552-14-3
Título | Documentário e propaganda na América Latina durante II Guerra Mundial |
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Autor | Alexandre Busko Valim |
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Resumo Expandido | Esta comunicação visa a apresentar os resultados de um estudo sobre a difusão de Propaganda de Guerra por meio de short films produzidos sob os auspícios do Office of the Coordinator of Inter-american Affairs (OCIAA), entre 1939 e 1945 e veiculados no Brasil durante a II Guerra Mundial. No projeto, financiado pelo CNPq, foram analisados 22 filmes com diferentes temáticas, ora relacionadas estritamente ao Brasil, ora a outros países latino-americanos.
Por meio da literatura especializada discutimos a produção de cinema documental e as possibilidades e limites entre a ficção e a realidade. Por fim, com base em pesquisas em arquivos brasileiros (como o Arquivo Nacional – RJ, Arquivo do Estado do Rio de Janeiro – AERJ, Fundação Getúlio Vargas – FGV e Biblioteca Nacional – BN e Arquivo Edgar Leuenroth – AEL), pretendemos discutir o impacto social desses produtos com o fito de traçar um amplo panorama acerca da aproximação entre propaganda, psicologia, política e cultura na formação da opinião pública brasileira. A Pesquisa evidenciou como os amigos dos aliados foram representados por meio da cultura popular e percebidos pelo público que teve contato com tais produções. O estudo da produção, emissão e circulação desses produtos também foi possível compreender quais, como e onde as representações dos aliados e dos inimigos foram mais incisivas. Assim, a pesquisa contribuiu para a compreensão não apenas das ansiedades e preconceitos da população que tiveram contato com esses produtos, mas também os objetivos e expectativas de seus líderes. Os avanços na área da propaganda política e das técnicas utilizadas na formação de consenso talvez tenham sido ainda mais significativos, se notarmos que a II Guerra Mundial foi um grande laboratório onde muitas das técnicas utilizadas pelos meios de comunicação durante a Guerra Fria foram criadas e aperfeiçoadas. Finalmente, será elaborada uma discussão de como, em dos momentos mais traumáticos do século XX, diversos short films não apenas foram utilizados para justificar a participação dos aliados na II Guerra Mundial, mas também evidenciaram o impacto de novas tecnologias e um novo entendimento sobre a propaganda, a política, a arte e a sociedade |
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Bibliografia | ALONGE, Giaime. Il disegno armato. Cinema di animazione e propaganda belica in Nord Amercia e Gran Bretagna, 1914-1945. Bologna: CLUEB, 2000.
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