ISBN: 978-85-63552-15-0
Título | A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL PELA MÚSICA EM DOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS |
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Autor | Pâmela de Bortoli Machado |
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Resumo Expandido | As possibilidades da música como instrumento de inclusão social e digital a partir da representação de um conjunto de documentários brasileiros. Aqui, o vídeo documentário encontra-se como elemento de mobilização e crítica social uma vez que contextualiza os fatos de um problema social, evidenciado pela valorização do aspecto social cujos indivíduos ilustram suas expectativas, dificuldades e ideais. Partindo deste pressuposto, pretende-se enfatizar com a análise dos documentários Fala Tu (2003) e L.A.P.A (2007) a ideia de que a música, no caso o rap, pode ser utilizado na realização de uma inclusão social quando expressado de forma ideológica, potencializando o diálogo que representa em sua maior parte conflitos que são integrantes da periferia. E, procurando estabelecer a musica como prática e criação de uma identidade cultural, a análise de Insurreição Rítmica (2008) visa explicitar como a música é capaz de promover a transformação social, na representação deste documentário que retrata a transformação promovida por organizações sociais na vida de crianças e jovens de bairros pobres de Salvador. Em paralelo à inclusão social, a questão da empregabilidade é mensurada à inclusão no mercado da música digital, implicando no uso das novas tecnologias disponíveis e que transformaram a prática do músico independente, ao substituir o consumismo de um produto bruto como o CD por arquivos de áudio. Tal problemática será explorada pelos dados expostos pelos documentários Música.BR e Internet (2009), We.Music (2010) e Profissão: Músico (2011), no qual objetiva-se compreender como os músicos dependentes de uma geração de renda pela música sobrevivem a um momento de transformação no mercado musical, na dicotomia entre a liberdade de divulgação no ciberespaço e a dificuldade de ser reconhecido neste espaço no qual há inúmeros artistas. Assim, há o desenvolvimento a partir da relação de teorias acerca das questões que envolvem esse conjunto de documentários, tais como conceitos de inclusão social e digital, identidade cultural e revolução digital no mercado musical juntamente com a análise dos mesmos. Procura-se com isso discutir como se desenvolve a representatividade deste conjunto de documentários que explora as problemáticas relacionadas à inclusão social e digital fazendo uso da música, evidenciando o uso do audiovisual como fator de conscientização de realidades que expressam essas problemáticas. |
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Bibliografia | BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
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