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  Título
A Paisagem Dilatada: movimentos desérticos em BNSF, de James Benning
Autor
Fernando de Mendonça
Resumo Expandido
Um dos realizadores de maior influência para o cinema contemporâneo, pelo que experimentou e rompeu no audiovisual, a partir dos anos 1970, James Benning continua sendo uma pedra de toque para os atuais desdobramentos de vanguarda e os caminhos auto reflexivos da imagem, num sentido prático de criação. Foram necessárias três décadas para que a obra do autor ecoasse com relevância nos pensamentos teóricos e acadêmicos, pois, por muito tempo, foi mais comum vê-lo mencionado por outros cineastas e artistas do que por críticos e curadores. O recente impacto no reconhecimento e retomada de suas questões, em compilações impressas e coberturas eletrônicas, é valorizado ainda mais pela contínua produção que Benning apresenta, não apenas em cinemas e festivais, mas em diversos ambientes e contextos de projeção.



Seu último trabalho, até o momento, BNSF (James Benning, 2013), filme primeiramente realizado em formato de instalação, em 2008, posteriormente ampliado e estendido para a exibição em salas coletivas, consiste num longo e único plano de quase 200 minutos, capturado digitalmente sobre uma paisagem desértica americana. O quadro é atravessado na diametral pelos trilhos de uma linha da rede ferroviária BNSF, por onde passam trens, em esporádicos intervalos, no decorrer do longa-metragem. Trata-se, claramente, de um exercício que desafia os parâmetros de expectativa do público, seja pelo tempo de exposição da imagem, como pelo esvaziamento que seu conteúdo problematiza.



Nosso interesse pela relação Cinema X Deserto, já nutrido há algumas edições do Socine, encontra aqui mais um curioso exemplo para impulsionar novas ramificações deste diálogo. BNSF aproxima as qualidades de sua imagem às da areia – sempre movediça e centrípeta, dinâmica e irrepetível – ao mesmo tempo em que tece provocações aos limites do próprio cinema enquanto linguagem, realocando sua primeira condição fotográfica e, principalmente, pictórica, enquanto encenação do mundo. Pois a tela de Benning, em diversos de seus filmes, é herdeira direta da série que Monet concebeu para avaliar a gradação de cores na Catedral de Rouen. O autêntico movimento buscado pelo diretor não é somente o mecânico, do trem, mas o que emana das formas e das sombras, nas pedras, no relevo do horizonte, na árida vegetação, que brota na consciência diante do correr das horas, o lapidar do tempo.



Por toda a sua carreira, o realizador tem sido constantemente associado ao imaginário dos irmãos Lumière, pela maneira como lida com o acaso, a angulação dos planos e o raro equilíbrio documental de subjetivar formas fixas e históricas dentro de um universo próprio, numa linguagem que se assume em processo de descoberta. Nossa reflexão busca identificar o lugar de BNSF dentro deste repertório, verificando os pontos de interseção com os pré-cinemas e a maneira como estes veiculam um caráter de movimento ainda coerente para o séc. XXI. A dilatação da imagem-tempo, que Benning empresta das experiências mais radicais de Andy Warhol, amplia a dimensão dos limites intrínsecos à sua linguagem, fomentando a rarefação das margens que distinguem o Cinema da Pintura, por exemplo.



Há, no texto de apresentação deste Seminário Temático, uma compreensão dos novos parâmetros de produção artística que nos parece descrever com precisão aquilo em que consiste um projeto como BNSF: “um dispositivo de inscrição relacionado à materialidade dos meios e à criação de subjetividades”. Nossa proposta, aliada ao foco dos ‘cinemas de deserto’, aqui encontra uma perspectiva ideal de investigação, considerando James Benning como um inscritor de sentimentos em superfícies geográficas que conflitam seu movimento interno na relação com as ‘bordas mortas’ de um quadro. Pois não é uma tela, ou um computador, ou uma sala escura, ou um ambiente de museu, que imporá limites ao mover da vida. Viver não tem margens.

Bibliografia

ALLAN, M. Deserted Stories: the Lumière brothers, the pyramids and early film form, Early Popular Visual Culture, Berkeley, v.6, i. 2, July 2008, p. 159-170.

AUMONT, J. O Olho Interminável [cinema e pintura], São Paulo: Cosac Naify, 2004.

BELLOUR, R. Entre – imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 1997.

DELEUZE, G. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

JAMES Benning: rétrospective. Independencia, 2010. Disponível em: < http://independencia.fr/indp/SERIE_JAMESBENNING.html> Acesso em 15 abr. 2014.

MENDONÇA, F. Nos Contornos do Vazio: Gerry e os cinemas de deserto In: XII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine. São Paulo: Socine, 2011, v.2, p. 170-179.

O CINEMA de James Benning: em pauta. Cinética, 2013. Disponível em: < http://revistacinetica.com.br/home/em-pauta-dezembro-2013/> Acesso em 15 abr. 2014.

OLIVEIRA Jr., L. C. Mise en scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo. Campinas: Papirus, 2013.

PICHLER, Barbara. James Benning: films. Austrian: AFM, 2007.