ISBN: 978-85-63552-15-0
Título | Diálogos audiovisuais: a obra como dispositivo de agenciamento coletiv |
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Autor | Cesar Baio |
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Resumo Expandido | No campo da produção audiovisual mediada por computador, as interfaces interativas permitiram a intervenção da audiência nos aspectos formais da imagem, prometendo tornar mais complexa a participação daqueles que se dispõem a experienciar a obra. A ação formal sobre a imagem e o som ganha um caráter especial em trabalhos cuja interface se converte em aparato de mediação de agenciamentos coletivos. Tais obras amplificam a potência de ação de seus participadores, que se tornam efetivamente sujeitos do discurso audiovisual.
Procedimentos de geração e manipulação de imagens, tais como, captação, justaposição e efeitos, antes restritos aos conhecidos agentes da produção audiovisual (diretor, fotógrafo, montador) passaram a estar disponíveis para quem se dispõe a interagir com a obra. Em muitos casos, a participação se dá de maneira coletiva, descentralizando e distribuindo as decisões criativas entre as diversas pessoas que interagem simultaneamente com a obra. Telas multi-touch, sistemas conectados em rede, instrumentos de visão computacional e biofeedback são utilizados para a criação de obras que se apresentam como dispositivos audiovisuais abertos à intervenção criativa do público. Nesta apresentação, parte-se das teorias da interface (Poster, Weibel, Zielinski, Golloway, Manovich, Dinkla) para analisar esta produção audiovisual, conferindo especial ênfase a trabalhos de artistas como Giselle Beiguelman, Lucas Bambozzi, MM não é confete, Rachel Rosalen e Rafael Marchetti. A investigação busca compreender o lugar preponderante que a interface ocupa nos processos de construção simbólica coletiva, bem como, pesar as dimensões de ordem cognitiva, estética e política dos agenciamentos simbólicos produzidos por meio das interfaces dessas obras-dispositivos, a serem reveladas a partir do exame sistemático das maneiras como cada uma delas entende e estrutura os procedimentos de criação audiovisual disponibilizados aos partipadores. |
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Bibliografia | DINKLA, Söke. The art of narrative: towards the floating work of art. In. RIESER, Mark, ZAPP, Andrea (ed.). New screen media: cinema/art/narrative. Londres: BFI Publishing, 2002.
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