/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
DISTRIBUIÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS.
Autor
João Guilherme Barone Reis e Silva
Resumo Expandido
A comunicação vai apresentar um relato sobre o projeto de pesquisa Consumo em Rede – Distribuição de Conteúdos Audiovisuais em Plataformas Digitais, desenvolvido pelo autor, junto ao PPGCOM da PUCRS, com financiamento do Edital do Programa de Apoio à Indústria Criativa –RS Tecnópole da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O projeto foi iniciado em 2013 e faz parte da criação de um laboratório voltado para o setor audiovisual, localizado no Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul, sediado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, em Viamão. Esta pesquisa está diretamente relacionada ao tema das novas formas de circulação do audiovisual, especialmente considerando a existência de um patrimônio constituído pela produção de conteúdos das empresas localizadas no Rio Grande do Sul e as dificuldades de fazer com que esses conteúdos encontrem distribuição de forma a capitalizar essas empresas. Em geral, as produtoras se remuneram durante o processo produtivo e não com a comercialização do produto. Com base nesta premissa, o projeto propõe o desenvolvimento de uma plataforma piloto de distribuição de conteúdos audiovisuais, visando à promoção da inovação, competitividade e maior sustentabilidade do setor audiovisual, através da utilização de novas mídias, ao mesmo tempo estimulando o crescimento do consumo destes conteúdos, com potencial para atuar sobre as carências da distribuição de conteúdos audiovisuais no Rio Grande do Sul. A pesquisa estará articulada com outras iniciativas do setor, como o Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, APL Audiovisual RS, organizado em 2012 com a participação de 50 empresas e instituições. É um projeto pioneiro, voltado integralmente para a problemática da distribuição, visando desenvolver um referencial de pesquisa sobre as novas formas de consumo audiovisual a fim de gerar entendimentos aprofundados, capazes de instruir agentes do setor, tendo entre suas metas, compartilhar os resultados da pesquisa com as empresas, através de seminários e oficinas com a participação de consultores externos, e também através de publicações online.

Bibliografia

CRETON, Laurent. Économie Du cinema. Perspectives stratégiques. Paris: Nathan, 1994.

DIAS, Adriana, SOUZA, Letícia de (Orgs.). Film Business. O negócio do cinema. Rio de Janeiro: Elsevier- Campus, 2010.

MELEIRO, Alessandra (org.). O cinema no mundo. Indústria, política e mercado – América Latina. São Paulo: Escrituras, 2007.

CHALUPE, Hadija. O filme nas telas. A distribuição do cinema nacional. Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira, Vol. V. São Paulo: Terceiro Nome-Iniciativa Cultural, 2010.

PALGRAVE, Pivot. Screen, Distribution and the new King Kongs of the Online World. Cumingham and Silver, 2013.