ISBN: 978-85-63552-15-0
Título | O filme espírita brasileiro: entre dois mundos |
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Autor | Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia |
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Coautor | Laura Loguercio Cánepa |
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Resumo Expandido | Este trabalho tem como objetivo investigar um gênero cinematográfico que tem particular proeminência no cinema brasileiro: o filme espírita.
O Kardecismo e suas variações têm encontrado um ambiente acolhedor na sociedade brasileira, e a popularidade do Espiritismo no Brasil tem tido um impacto em uma variedade de produtos culturais, como livros, novelas, peças de teatro e filmes. Referências ao Kardecismo – e, sob uma perspectiva mais ampla, ao Espiritismo, muitas vezes ligado às tradições religiosas afro-brasileiras - podem ser encontradas em um número significativo de filmes brasileiros. O Jovem Tataravô (1936), de Luiz de Barros, é apenas um dos primeiros filmes em que a doutrina espírita aparece no contexto da cultura local brasileira, com um toque bem-humorado. O filme espiritualista reaparece misturado com a narrativa policial e o filme de horror em produções como Excitação (1977), de Jean Garrett, e também no filme-catástrofe Joelma – 23 Andar (1980), de Clery Cunha. Mais recentemente, um renascimento do cinema espírita brasileiro parece estar em andamento. Alguns filmes espiritualistas recentes - especialmente as adaptações de best-sellers de Chico Xavier, assim como os filmes produzidos por Sidney Girão, como Bezerra de Menezes: O Diário de um a Espírito (2008) - foram alcançando importante sucesso comercial. Em meio a essa recente onda de filmes espíritas, há também notável mistura com o imaginário e a iconografia da ficção científica, como em Nosso Lar (2010), de Wagner de Assis, e principalmente Área Q (2011), de Gerson Sanginitto. Dada a ampla aceitação do espiritismo no Brasil, este trabalho também sugere que representações cinemáticas dessa doutrina têm sido fundamentais no sentido de adaptar o repertório do público brasileiro a gêneros audiovisuais supostamente estrangeiros. |
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Bibliografia | CÁNEPA, L. “Notas para pensar a onda de filmes espíritas no Brasil.” São Paulo, Revista Rumores, Vol. 7, n. 13, janeiro-junho 2013.
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