ISBN: 978-85-63552-15-0
Título | House of Cards - um novo modelo de produção audiovisual |
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Autor | Gustavo Pimenta Moraes |
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Resumo Expandido | Famosa por seu formato inovador de exibição, a série americana House of Cards , disponível pelo serviço Netflix via streaming tem características únicas que a fazem um exemplo de um novo modelo de produção audiovisual.
Adaptada da mini-série britânica de mesmo nome, a versão de House of Cards americana é desenvolvida por Beau Willimon e produzida por, entre outros, David Fincher e estrelada por Kevin Spacey como um político de índole duvidosa. Entre as inovações mais celebradas trazidas pela série está o modo de visualização onde uma temporada inteira é liberada de uma só vez. Isto permite ao espectador assistir aos episódios como melhor lhe convir. Entre suas peculiaridades, vale destacar que a série não está disponível em televisões a cabo ou aberta- apenas via streaming. Mesmo assim, ela recebeu vários prêmios importantes dados pela televisão dentre os quais, o Emmy e o Globo de Ouro. Independentemente deste reconhecimento e da inovação em sua exibição, um dos grandes diferenciais de House of Cards é a escalação de renomados diretores de cinema para direção dos episódios. Nomes como o do próprio David Fincher (Rede Social e Clube da Luta) e ainda Joel Schumacher (Um dia de Fúria, Batman e Robin), Jodie Foster (Mentes que Brilham e Um Novo Despertar)e James Foley ( O Sucesso a qualquer Preço) entre outros, assinam o seriado. Todos desfrutam de uma liberdade até então pouco vista no formato de séries americanas que inclui até o “corte final” de seus episódios- almejada posição onde o diretor, e não o produtor da série, define o que será exibido. Como manter a unidade dramática do gênero original da série, o drama político, e ainda respeitar o desenvolvimento natural dos personagens e preservar uma narrativa coesa quando diretores advindos do cinema com características próprias e vícios do formato cinematográfico estão por trás das câmeras se sentindo à vontade para fazer o que bem entendem? Estas e outras questões sobre autoria em gêneros de séries televisivas serão abordadas neste artigo que visa promover uma ampliação da discussão sobre a nova realidade audiovisual e como é possível o autor se beneficiar dela. |
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Bibliografia | ALTMAN, Rick. Film/Genre. London: Brtish Film Institute, 2004.
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