/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Deslocamento e Fronteiras em A Jaula de Ouro e El Norte.
Autor
Anelise Reich Corseuil
Resumo Expandido
Tendo em vista a importante produção fílmica de narrativas de viagem em cenários transnacionais no momento contemporâneo, em que o deslocamento é tema central, o trabalho aqui proposto pretende analisar as formas como os filmes A Jaula de Ouro (2013) e El Norte (1983) abordam a relação entre a América Latina e os EUA em contextos transnacionais e interculturais, onde questões como as fronteiras do nacional, representações de identidade e nacionalidade e as inter-relações de gêneros narrativos são rearticuladas como culturas em contato. As narrativas de viagem contemporâneas possibilitam uma revisão de questões de representação associadas à culturas latino-americanas e estadunidenses em contextos transnacionais, interculturais e pós-coloniais (Clifford e Kaplan). A partir da trajetória de imigrantes guatemaltecos, tentando chegar aos EUA, os filmes subjetivas, onde o imaginário e o real, a história e a memória, o privado e o político se entrelaçam. O trabalho analisa as formas como os filmes problematizam a representação de elementos interculturais hemisféricos (norte e sul), a partir de pontos de vistas subjetivos e reflexivos, que tendem a questionar o realismo associado à narrativa clássica. Os filmes propõem uma reflexão sobre a articulação da relação entre o eu e o outro, o local e o transnacional e as formas de intercruzamento destas fronteiras. Além das questões estéticas e temáticas, busca-se elaborar uma análise da produção e recepção destes filmes em um contexto transnacional.



Bibliografia

Almeida, Sandra. R. G. . Expanding Boundaries: Traveling Theories in the Americas. Ilha do Desterro (UFSC), Florianopolis, v. 40, p. 43-59, 2001.

Clifford, James. Routes: Travel and Translation in the Late Twentieth-Century.

Cambridge: Harvard University Press, 1997.

Corseuil, Anelise R. A América Latina no Cinema Contemporâneo: Outros Olhares. Série Estudos Culturais. Florianópolis: Ed. Insular, 2012.

Kaplan, Caren. Questions of Travel: Postmodern Discourses of Displacement. Durham

and London: Duke University Press, 1998.

Moreiras, Alberto The Exhaustion of Differences. Duke Univ. Press, 2001.

Russell, Alison. Crossing boundaries: postmodern travel literature. New York: Palgrave/St. Martin´s Press, 2000.

Shohat, Ella, Robert Stam. “From the Imperial Family to the Transnational Imaginary: Media Spectatorship in the Age of Globalization”. In Rob Wilson and Wimal Dissanayake, eds. Global/Local: Cultural Production and the Transnational Imaginary. Durham and London: Duke University Pre