ISBN: 978-85-63552-15-0
Título | Clarice em abismo: estrutura narrativa no curta-metragem brasileiro |
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Autor | Ana Bárbara Ramos |
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Resumo Expandido | Adaptando a obra de Clarice Lispector, os filmes Clandestina Felicidade, de Beto Normal e Marcelo
Gomes, e O Ovo, de Nicole Algranti, utilizam um esquema narrativo análogo ao adotarem o procedimento de inserir dentro de suas narrativas principais outras mininarrativas. No curta de Marcelo Gomes e Beto Normal a história é estruturada em torno do conto Felicidade clandestina, trabalhando sobre o fio narrativo disposto no texto, porém com acréscimo de eventos diegéticos presentes em outras narrativas curtas da escritora, num desdobramento intertextual com a obra literária. Desta forma, identificamos o desenvolvimento de “narrativas em segundo grau” (GENETTE, 1995, p.230) integradas em um enredo único. Já em O ovo, as pequenas narrativas são herdadas do conto original que é estruturado em torno desse procedimento de intertextualidade. “Mistura-se a esse universo uma intenção tipicamente ficcional, pelo enxerto de mininarrativas e pelo repertório meio sideral, lunático, de um futuro moldado em ficção cientifica” (GOTLIB, 2009, p. 439). Essa técnica narrativa utilizada nos filmes citados é mais conhecida como mise en abyme e consiste em colocar uma história dentro da história, como um “enclave que guarda relação de semelhança com a obra da qual faz parte” (DÄLLENBACH, 1991, p.15). Observa-se em tais filmes que a presença desse recurso contribui para a estruturação de filmes de curta duração, no sentido de desenvolver um esquema de contar histórias baseado na contenção narrativa, característica fundamental do curta-metragem. Como assinalam Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012, p. 110): convém levar em consideração as características específicas dessas “formas curtas”, diferenciando-as com nitidez dos longas-metragens de ficção, características devidas à sua duração, decerto, mas também às condições de produção desses filmes. Em função da necessidade que tem o formato do cinema de curta-metragem de estruturar histórias em um tempo breve, percebemos que a estrutura em abismo se apresenta como um artificio narrativo eficaz para a construção de filmes de curta duração, contribuindo para ajustar a necessidade básica deste formato que é o de contar histórias breves. Observaremos esse dado quanto ao gênero e analisaremos como isso se dá nos curtas analisados. |
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Bibliografia |
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