ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | A anatomia das aparências: Ilusiones Ópticas de Cristián Jiménez e o |
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Autor | Fabián Rodrigo Magioli Núñez |
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Resumo Expandido | Em seu primeiro longa-metragem "Ilusiones ópticas" (2009), Cristián Jiménez realiza um retrato mordaz da sociedade chilena contemporânea. Os personagens, de várias classes sociais, passam por experiências que põem em xeque a ideia que eles fazem de si mesmos e, por extensão, os critérios de comportamento frente ao mundo que os rodeia. No entanto, por mais traumático que possa parecer tais experiências, a narrativa se desenrola de modo sem maiores arroubos dramáticos, graças a dois aspectos. Primeiramente, porque as situações nas quais tais personagens são forçados a sofrer são atenuadas por determinados discursos, oriundos de outros personagens, como colegas de trabalho, familiares e parceiros. Desse modo, Jiménez apresenta um profundo cinismo que rodeia essa sociedade, ao escamotear mecanismos de poder e de exclusão, sob um aparente discurso modernizador típico do pensamento neoliberal. O outro aspecto é a sobriedade com a qual Jiménez filma, tanto nos enquadramentos quanto no ritmo da montagem e na direção de arte. Esse formalismo, identificado ao estilo de Jiménez, se vincula intrinsecamente à narração, ao retratar uma sociedade que sob uma aparente e tranquila capa de modernidade esconde arraigadas contradições sociais, que deita raízes a um autoritarismo arcaico. Desse modo, cosmopolitismo e arcaísmo se dão as mãos, dando um caráter bastante perverso às relações pelas quais as personagens transitam, na medida em que o discurso neoliberal vai ao encontro de arraigadas divisões sociais e étnicas. Por esse viés de interpretação, o filme de Jiménez aborda uma questão de profundo teor filosófico, ao se referir à dicotomia aparência-essência, acentuado pela história do personagem principal (um cego que deve se adaptar à sua nova condição após uma operação pela qual conquista parte da visão, ou seja, o personagem está no meio do caminho entre a cegueira total e a visão perfeita, o que o faz sentir como alguém deslocado, já que não enxerga todas as formas e as cores de modo límpido mas, por outro lado, não pertence mais ao grupo dos deficientes visuais).
Cristián Jiménez é um dos nomes do 'Novísimo Cine Chileno'. Trata-se de um conjunto de filmes, realizados a partir do novo século por cineastas, em sua maioria, entre a faixa dos trinta anos de idade e egressos de escolas de cinema. Consagrados pela crítica e com o Festival de Valdivia, em geral, como o polo irradiador dessa recente produção, esses filmes interagem com a produção contemporânea mundial, sob a influência de cineastas como os irmãos Dardenne, Claire Denis, Apichatpong Weerasethakul, Hou Hsiao-Hsien, entre outros. Além disso, conforme o epíteto adotado pela crítica, o 'Novísimo Cine Chileno' dialoga com o Nuevo Cine Chileno, da virada dos anos 1960/70, o período mais consagrado dessa cinematografia, marcado por questões políticas. Nossa proposta de estudo é buscar interrelações entre o filme de Jiménez e aspectos do 'Nuevo Cine Chileno', com o propósito de refletir o vínculo desse movimento com a produção cinematográfica contemporânea. Por esse viés, buscamos entender as transformações ocorridas na sociedade chilena, ao pensar o cinema como um meio de reflexão sobre a identidade nacional. |
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Bibliografia | CAVALLO, Ascanio; MAZA, Gonzalo (Org). "El novísimo cine chileno". Santiago: Uqbar, 2010.
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