ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Coproduções no Programa Ibermédia: Parcerias entre Brasil e Portugal |
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Autor | Helyenay Souza Araujo |
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Resumo Expandido | A redemocratização política na América Latina, ocorrida em muitos países em meados dos anos 1980, possibilitou a abertura para novos diálogos de integração na região. Nesse contexto, o fomento à produção cinematográfica em regime de coprodução passou a ser privilegiada pelos convênios e acordos multilaterais de cooperação, como um caminho viável para a sustentabilidade das cadeias produtivas audiovisuais dos países latino-americanos, fazendo frente assim a hegemônica indústria cinematográfica norte americana.
Dentre os inúmeros convênios e acordos assinados para regulamentar as coproduções, destaca-se o Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-americana, que, dentre outras coisas, deu origem ao Programa Ibermedia. Em atividade desde 1998, composto por 19 países e com 636 filmes coproduzidos, o programa Ibermedia é um dos maiores e mais bem sucedidos projetos de cooperação cinematográfica internacional na atualidade. Sua missão é trabalhar para a criação de um espaço audiovisual ibero americano através de apoios financeiros e concursos abertos aos produtores de cinema independentes dos países membros da América Latina e Península Ibérica. Com apenas dois países participantes, a língua portuguesa está numa posição minoritária dentro do Programa Ibermedia, uma contrariedade que curiosamente tem aproximado os dois países lusófonos no âmbito dos projetos de coprodução desenvolvidos: 20 dos 30 projetos de coprodução portugueses tem o Brasil como parceiro e 18 dos 47 projetos de coprodução brasileiros tem Portugal como coprodutor. O Brasil é terceiro país com mais coproduções maioritárias financiadas pelo Ibermedia e Portugal ocupa a sétima posição nesse ranking, ao lado do Peru. O objetivo desta proposta é mapear e identificar convergências entre os projetos de coproduções que incluem Brasil e Portugal como participantes maioritários no Programa Ibermédia. Também se pretende compreender a importância destes projetos de coprodução para as políticas públicas de cinema dos respectivos países. Em última análise, pretende-se ainda ajudar a tornar mais claras as relações de poder entre todos os participantes nessa comunidade ibero-americana de cooperação cinematográfica. |
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Bibliografia | CAACI - http://www.caaci.int/
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