ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Pelas lentes da ideologia |
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Autor | Mariarosaria Fabris |
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Resumo Expandido | As discordâncias entre os tradicionais partidos de oposição e os grupos da esquerda extraparlamentar agitaram não só o contexto político como o panorama cultural italiano entre fins dos anos 1960 e meados da década de 1970. A crítica cinematográfica também não ficou imune a esse acirrado debate. Nas páginas de periódicos de extrema-esquerda, diretores consagrados – de alguma forma ligados aos partidos comunista ou socialista, dentre os quais Bernardo Bertolucci, Damiano Damiani, Pier Paolo Pasolini, Elio Petri, Ettore Scola, os irmãos Taviani e Luchino Visconti – viam seus filmes serem demolidos sem pejo. Nem mesmo os que militavam em grupos radicais, como Marco Bellocchio, foram poupados. Esses artigos foram reunidos por Steve Della Casa e Paolo Manera no volume “Sbatti Bellocchio in sesta pagina: il cinema nei giornali della sinistra extraparlamentare 1968-76”. Poucos desses textos eram assinados, mas dentre os colaboradores dos periódicos podem ser arrolados os nomes de Pio Baldelli, Paolo Bertetto, Umberto Eco e Goffredo Fofi. O confronto entre os artigos destes periódicos e os comentários de críticos já renomados dá uma ideia de como, muitas vezes, o filme resenhado era apenas um pretexto para mais um embate ideológico.
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Bibliografia | BRUNETTA, Gian Piero. “Storia del cinema italiano dal 1946 agli anni ottanta”. Roma: Editori Riuniti, 1982; CASA, Steve Della; MANERA, Paolo (org.). “Sbatti Bellocchio in sesta pagina: il cinema nei giornali della sinistra extraparlamentare 1968-76”. Roma: Donzelli Editore, 2012; FOFI, Goffredo. “Come in uno specchio: i grandi registi della storia del cinema. Roma: Donzelli Editore, 1995; MICCICHÉ, Lino. “Cinema italiano degli anni ’70: cronache 1969-1979; PRUDENZI, Angela; RESEGOTTI, Elisa (org.). “Cinema político italiano: anos 60 e 70”. São Paulo: Cosac Naify, 2006. |