ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | “Ele é o atraso e você, a modernidade”: telenovela e matrizes culturais |
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Autor | Simone Maria Rocha |
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Resumo Expandido | Para Jesús Martín-Barbero, a televisão, dada sua importância em nossos contextos, seu valor cultural e político, cumpre papel decisivo na mediação entre o mundo simbólico do rural, do popular e a racionalidade técnico-instrumental do urbano, pois, "em nenhuma outra mídia, fazem-se presentes as contradições da modernidade latino-americana como na televisão, ao mesmo tempo em que, na descentrada modernidade da televisão, encontra-se em crise seu modelo central, o da modernidade ilustrada" (MARTÍN-BARBERO E REY, 2004, p. 40). No caso específico da telenovela, conquanto haja esquematismos e estratégias de mercado, tal produto torna possível uma experiência das transformações tecnoperceptivas que possibilitam as massas urbanas apropriar-se da modernidade sem abandonar sua cultura oral.
Ao proferir seu discurso por ocasião do recebimento do prêmio Nobel, Otávio Paz disse que seu desejo era o de “que a América Latina, e especialmente México, sua pátria, alcancem a verdadeira modernidade, que não é unicamente a democracia política, a prosperidade econômica, a justiça social, senão também reconciliação com nossa tradição e conosco mesmo” (PAZ, 1991, p. 9). Entendemos que essa declaração de Paz nos conduz a pensar que a modernidade, nos países periféricos, precisa ser assumida a partir de uma consciência e uma posição reflexiva e crítica do moderno, bem como a partir do que ela implica na economia e na cultura política de nossas sociedades. Essa parece ser a reflexão que propõe Jesús Martín-Barbero ao discutir o que ele chama de "nosso latino-americano mal-estar na modernidade" frente a um des-ordenamento cultural desde o qual se percebe a não contemporaneidade do simultâneo, isto é, a existência de assincronismos na modernidade, que não são puro anacronismo, mas resíduos não integrados de uma outra economia e uma outra cultura, as quais, ao transtornar a ordem sequencial do progresso, libera nossa relação com o passado, com nossos diferentes passados, permitindo-nos recombinar memórias e nos reapropriar criativamente de uma des-centrada modernidade (MARTÍN-BARBERO E REY, 2004, p.30). Uma discussão profícua na obra do autor hispano-colombiano, e que nos parece metafórica e exemplar dessa des-ordem cultural latino-americana, diz respeito aos processos de hibridação e mestiçagens de nossas matrizes culturais que, constitutivas de nossa modernidade periférica (HERLINGHAUS, 1994), nos revelam nossos modos de ser neste mundo. Partindo do pressuposto da importância dos modos pelos quais a televisão representa nossas sociedades, a intenção deste texto é refletir como as mestiçagens de matrizes culturais, que compõem a nossa cultura latino-americana e que subjazem os produtos televisuais, são figuradas na televisualidade de modo a oferecer certa experiência de modernidade e de cultura política nesta Região. Entendemos que a dimensão visual em muito contribui para a espessura dessa experiência e que investimentos analíticos nesta dimensão mostram-se cada vez mais necessários e enriquecedores a esta compreensão que esboçamos sobre o meio. Para tanto, nos dedicaremos a pensar as negociações havidas entre o arcaico e o moderno, e que caracterizam os vínculos e as experiências anacrônicas da modernidade latino-americana. Para tal reflexão, dois movimentos serão aqui necessários: a discussão sobre as matrizes culturais, tal como proposta por Jesús Martín-Barbero e o empreendimento da análise audiovisual, com base na proposta analítica dos estudos de cultura visual (MITCHELL, 2005), de um evento narrativo - da campanha a vereador da personagem Evilásio Caó - exibido na telenovela Duas Caras (Globo, 2007). Esperamos, através da análise deste corpus, evidenciar a não disjunção de modos distintos de fazer política que envolvem estruturas arcaicas como o conservadorismo, alguns traços do mandonismo, da troca de favores e uma visão mais moderna, vinculada aos princípios da democracia liberal, de um exercício mais claro da autonomia dos sujeitos. |
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Bibliografia | HERLINGHAUS, H. WALTER, M. “modernidad periférica” versus “proyecto de la modernidade”? Experiencias espistemológicas para reformulación de lo ‘pos’ moderno desde América Latina. In Posmodernidad en la periferia: enfoques latino-americanos de la nueva teoría cultural. Hermann HERLINGHAUS; Monika (ed.). – Berlim: Langer, 1994.
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