ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | O narrador virtual na mise-en-scène |
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Autor | Juliene da Silva Marques |
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Resumo Expandido | O cinema tem abordado as múltiplas facetas das novas mídias digitais. Notebooks, smartphones, tablets e todas as formas de comunicação virtual tornaram-se partes fundamentais dos planos cinematográficos, demonstrando a onipresença da rede no mundo globalizado. A diégese em diversas obras é norteada por sites de relacionamento, redes sociais, bate papo, entre outros.
Os filmes Joven y alocada (Marialy Rivas, 2012) e Nome próprio (Murílo Sales, 2007) tiveram como base para em suas narrativas o mesmo elemento: a palavra. Não somente a palavra pronunciada, mas principalmente, a palavra digitada e publicada em blogs. Por meio deste canal os enredos são delineados, principalmente por retratar e expor a intimidade de Daniela (Joven y alocada) e Camila (Nome próprio). Em muitas sequências as blogueiras são esteticamente enquadradas no plano virtual, estabelecendo desta forma, uma junção entre o mundo verossímil e o ambiente online. O diário virtual é apresentado como uma realidade alternativa, em que as personagens registram seus substratos. Percebe-se que em forma de publicação, é revelada uma verdadeira identidade, ou, pode se pensar, uma segunda identidade. A exibição nos blogs modifica verossimilmente o decorrer das narrativas, pois se torna a revelação da vida particular. Por meio de seus blogs, Camila (Nome próprio) e Daniela (Joven y alocada) passam a ser conhecidas e reconhecidas por leitores blogueiros, e esta exposição vai além de suas identidades virtuais. Nas duas obras as publicações geram corolários que afetam seus relacionamentos pessoais e o delinear das diégeses. As palavras apresentam a ação do blog por meio do silêncio das protagonistas. Os diretores utilizam de recursos diversos para enquadrar as frases nos planos, muitas vezes seguindo a estrutura do diário virtual. Esse efeito dá um novo sentido à mise-en-scène. A constante narração em off screen não reproduz a fala da personagem que está no ecrã, mas sim, a voz emanada do ambiente virtual. Com isso, caracteriza-se o blog como participante linguístico da trama, narrador-personagem ativo e primordial no desenvolvimento e no desfecho das obras. As obras examinadas demonstram as características intermidiáticas do cinema, exibindo suas múltiplas possibilidades de construção. A profunda exploração de diversos meios visuais e sonoros enaltecem as sequências cinematográficas analisadas. A formação das personagens também é realizada a partir desta hibridização, pois os elementos não-antropomórficos da mise-en-scène são de grande significação no desenrolar da trama. Pode-se concluir que a significação e a relação de sentidos estabelecidas nos longas são resultados deste cruzamento de elementos intermidiáticos. O desenvolver das personagens e a construção da narração possibilitam análises significativas quanto à inclusão das novas mídias na produção audiovisual. É possível observar a presença de participantes não antropomórficos em diversas obras, para tanto é necessária a investigação quanto à sua importância no decorrer da diégese e na composição da mise-en-scène. Nas obras Joven y alocada e Nome próprio o blog fez-se presente no decorrer da trama, modificando e delineando as peripécias diegéticas. Com isso observa-se que não somente foi inserido um novo meio digital da sociedade contemporânea no enredo, mas que também foi possibilitada a construção da narrativa através dessa mídia. Isto demonstra as múltiplas formas de criação dos roteiros e das personagens cinematográficas. |
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Bibliografia | BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: ______. Análise estrutural da narrativa. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
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