ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Silvino Santos: Industria, modo de produção e diáspora luso-brasileira |
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Autor | Leandro José Luz Riodades de Mendonça |
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Resumo Expandido | O cinema na Amazônia tem como uma de suas marcas históricas o cineasta Silvino Santos. Natural de Sertã, Portugal, realizou uma extensa filmografia entre 1912 e 1960. A intenção dessa proposta é, através do estudo dessa filmografia e das características específicas de sua recepção e produção, aprofundar a compreensão sobre como aplicar o conceito de cinemas em português. Duas principais características são centrais para o entendimento da importância deste conjunto de filmes; suas funções na história do documentário como expressão cinematográfica; e as condições de formação desse cinema documental em viés que se utiliza do exótico e a modernidade como um tipo de discurso de propaganda de uma região periférica que se tenta se afirmar o período histórico entre os anos 10 a 30 do século XX.
O “descobrimento” de Silvino Santos no final dos anos 60 tem fundamental importância para entender parte da história da história do cinema brasileiro pois, naquele momento, se imaginava que ao norte do país não existiu nenhuma experiência cinematográfica no período até ao anos 50. Junte-se a isso a estrutura industrial de que se serviu Silvino Santos que é descrita por alguns como única no Brasil de então. Prova disso é o fato de ter vendido muitas imagens amazônicas, feitas por encomenda, para o cinema industrial hollywoodiano. Assim, três eixos de análise nortearão a presente proposta: 1- O uso do conceito de cinemas em português como capaz de operar uma comparação entre as imagens produzidas no império português, no Brasil, na África e no espaço da diáspora luso-brasileira. 2- Estudar de maneira exploratória, utilizando o conceito de modo de produção cinematográfico, os aspectos industriais do cinema produzido no período por Silvino Santos no estado do Amazonas. Estas proposições serão o fundamento da exploração sobre as possibilidades de um espaço de identidade compartilhada no mundo de língua portuguesa. No apoio a esta hipótese está a ideia de uma retroalimentação dos circuitos culturais através das redes de contato e troca cultural viabilizadas pelo uso da mesma língua. Estas redes podem ser capazes de criar um espaço de influência em via de mão dupla circulando em rede. onde os nós ligação participantes da rede pode ser explicado com um estudo baseado na produção do início do século xx e também do cinema. Uma abordagem é trabalhar a busca de conteúdos compartilhados em termos regionais e nacionais que pode ser étnicos, religiosos, culturais no sentido de amalgamar, por exemplo, uma visão sobre conteúdos antropológicos das culturas amazônicas. Devemos buscar um conjunto de categorias que possam, por contraste, iluminar a construção conceitual de um espaço dos cinemas em português através de uma análise comparativa histórica. Talvez isso possa ser conseguido com a mistura de uma parte de análise textual com a metodologia historiográfica. Filmografia de Silvino Santos – 9 filmes entre 1912 a 1930 1912 - Filme rodado no Rio Putumayo 1918 - Amazonas, O Maior Rio do Mundo 1921 - No País das Amazonas 1922 - Documentação cinematográfica da Exposição da Independência 1923 - Terra Encantada 1924 - Documentação cinematográfica da Intervenção Federal no Estado do Amazonas, no episódio do golpe de Ribeiro Júnior 1924/25 - No Rasto do El-Dorado 1925/27 - Terra Portuguesa 1929/30 - O Comilão da Está TÍTULO: A experiência atual de Manaus AUTOR: Jorge Luiz Cruz PALAVRAS-CHAVE: Arte; audiovisual; cinema; Manaus; lusofonia RESUMO (254 palavras): |
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Bibliografia | Referências bibliográficas
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