ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | As situações de escuta em O sol sangra e A poeira e o vento |
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Autor | Sérgio Puccini Soares |
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Resumo Expandido | A comunicação pretende apresentar uma análise do média-metragem O sol sangra (2009), de Val Barros, e do curta-metragem A poeira e o vento (2011), de Marcos Pimentel, centrando a atenção em uma certa noção de silêncio trabalhada nos dois filmes. Verifica-se, em ambos os filmes, a quase total ausência do verbo, e do texto, em sua condução discursiva. Suas trilhas sonoras serão marcadas pelas ambiências, os ruídos das pessoas, da natureza, das máquinas, e pela música. O sol sangra se configura como um projeto ensaístico da realizadora que investe em algumas situações encenadas que possuem caráter autobiográfico. Val Barros volta a regiões de sua infância refazendo um percurso de sua memória afetiva. Já Pimentel aposta na observação do lugar e das pessoas de um vilarejo rural, localizado próximo à cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ambos os filmes vão se apoiar em um discurso eminentemente descritivo, minimizando a construção de narrativas e de personagens em ação. Dentro da perspectiva de um cinema silencioso, a voz, que não estará de toda ausente, entrará ou como ruído, ou como canto. Em A poeira e o vento, a única situação de elocução vocal é dada não pelos moradores do povoado, mas pelo som que sai de um aparelho de televisão, dos canais captados por antenas parabólicas que enunciam notícias, sorteios de prêmios e orações religiosas. A voz mediatizada se configura, assim, um elemento estranho dentro da paisagem sonora do povoado. A perspectiva de um cinema silencioso se dá não pela ausência de sons mas pela distância que ambos os filmes estabelecem em relação a um cinema verbocêntrico. Em ambos os filmes, vemos, com frequência, situações de pessoas em silêncio. Antes do registro de pessoas em ato enunciativo teremos a valorização de registros de pessoas em situação de escuta. |
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Bibliografia | ABEL, Richard; ALTMAN, Rick (org.). The sounds of early cinema. Bloomington & Indianapolis: Indiana University Press, 2001.
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