ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | A narrativa musical de duplo foco nas animações da Disney |
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Autor | Lucas Ravazzano de Mattos Batista |
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Resumo Expandido | O presente trabalho buscará demonstrar como as animações da Disney dialogam com as tradições da narrativa musical de duplo foco e com o subgênero do musical conto de fada, reproduzindo e atualizando elementos típicos do musical hollywoodiano. O musical é considerado por autores como David Bordwell e Kristin Thompson (2001) como um dos mais longevos gêneros do cinema hollywoodiano. Logicamente, o gênero não se manteve estático desde o seu surgimento no início do cinema sonoro.
Rick Altman (1987) chegou a mapear o funcionamento dos musicais no chamado “período clássico” do cinema hollywoodiano que vai até os anos 60. Para o autor, a principal característica do gênero neste período seria a construção de uma narrativa de duplo-foco na qual teríamos uma dupla de protagonistas com características opostas e antagônicas e cuja resolução das diferenças entre eles é o centro da trama. De acordo com Altman, seria através dos números musicais que essas diferenças seriam ressaltadas e desenvolvidas, uma afirmação que encontra eco no trabalho de Barry Keith Grant (2012) que entende que nos filmes musicais a narrativa é levada adiante pelas performances de canto e dança dos personagens. Em sua pesquisa Altman (1987) também mapeou os subgêneros que podiam ser encontrados no musical americano clássico: o musical folk, o musical show e o musical conto de fada. No musical conto de fada, o confronto entre os dois protagonistas seria colocado em cenários exóticos e fantásticos, diluída em narrativas fantásticas sobre batalhas e aventuras no qual tudo pode acontecer, inclusive números de canto e dança. Assim sendo, visando evidenciar como o legado cultural do musical hollywoodiano continua para além do período clássico, sobrevivendo e influenciando produções recentes. Deste modo, buscamos contribuir para o debate acerca de como os gêneros cinematográficos se mantêm e se transformam, operando em uma constante tensão entre conformidade aos modelos preestabelecidos e a busca por novos elementos como afirmam autores como Altman (2000) e Stephen Neale (1980, 2000). Para tanto, analisaremos quatro filmes: A Bela e a Fera (1991), Aladdin (1992), Enrolados (2010) e Frozen: Uma Aventura Congelante (2013), a partir de noções de Altman (1987), Grant (2012), Richard Barrios (2009) sobre o cinema musical, usando também dos trabalhos de Barrios (2014) e Sébastien Denis (2010) acerca de animações musicais. De posse desses referenciais teórico-metodológicos partiremos para tratar como a narrativa desses filmes irá se estruturar ao redor da relação de uma dupla de protagonistas com personalidades e estilos de vida opostos, usando como pano de fundo para ação ambientes exóticos e fantásticos que facilitam e naturalizam as transições para as performances musicais. Do mesmo modo, indicaremos como os números de canto e dança servem para ressaltar as diferenças entre a dupla principal ou para marcar o momento em que suas diferenças são resolvidas, dando às performances musicais um papel central no desenvolvimento das narrativas. |
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Bibliografia | ALTMAN, Rick. Los Géneros Cinematográficos. Barcelona. Paidós. 2000
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