ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | AUTORIA E PARTICIPAÇÃO NA ANÁLISE DOS WEBDOCUMENTÁRIOS DE HIGHRISE |
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Autor | Tatiana Levin Lopes da Silva |
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Resumo Expandido | Propomos entender a relação entre autoria e as possibilidades de participação do espectador-usuário de um webdocumentário. Realizaremos a análise textual do produto com ferramentas metodológicas que deem conta dos elementos que compõem o webdocumentário, incluindo a interface e a arquitetura do projeto interativo. O webdocumentário é um tipo de documentário interativo nativo da plataforma web. Dentro da concepção narrativa desse produto há a fragmentação do conteúdo a propiciar ao espectador-usuário opções interativas de eleição e de controle que passam pelo desenho da história com múltiplos caminhos. Há ainda uma organização espacial e temporal do conteúdo diferenciada quando em comparação com o documentário linear. A interatividade propiciada pela web implica em mudanças na forma da narrativa e promove a reconfiguração dos papeis do autor e do espectador num cenário agora participativo.
É importante endereçar o problema da reconfiguração desses papeis no universo dos webdocumentários visando-se à compreensão das implicações referentes ao documentário enquanto gênero que retrata histórias de pessoas reais. Ao delimitarmos como objeto de estudo o webdocumentário a partir do campo do documentário, queremos reenquadrar uma questão antiga que é como o retrato de um ponto de vista social é viabilizado de forma a propiciar um espaço onde os indivíduos falem por si. Documentários colaborativos são realizados há tempos em formato linear sem o uso da interatividade como recurso para a adição de conteúdo. Por isso a interatividade como condição formadora do objeto aqui abordado nos pede para avaliar a participação não apenas das pessoas retratadas, mas principalmente o engajamento do espectador-usuário no produto. Um documentário colaborativo pode sê-lo sem que se perca a linha autoral que organiza o todo. Embora a fala corrente seja a de que há um enfraquecimento de uma voz autoral nessa divisão do papel do criador com o usuário, sustentamos a hipótese de que é possível manter uma voz autoral num webdocumentário promovendo-se diferentes níveis de interação do usuário com o produto. Vamos propor como investigação o trabalho de Katerina Cizek nos webdocumentários que compõem o projeto Highrise (desde 2010), dentro do canal interativo na web do National Film Board of Canada (NFB). O projeto Highrise é definido no discurso divulgado por seus produtores como um evento de muitos anos, multimídia, dentro de uma proposta de documentário colaborativo. Essa produção tem como diretriz uma investigação acerca da experiência humana nos suburbios verticais, os highrises. O objetivo anunciado é de promover inovação social via a documentação da realidade. Há no discurso sobre o projeto a ambição de convidar à participação, de dar voz a esses habitantes dos highrises, mas nos perguntamos sobre o engajamento do espectador-usuário nesse sentido. O trabalho de Cizek nos dá margem para dialogar com as discussões sobre modalidades de participação propiciadas pela interatividade. Intuimos que embora haja um aproveitamento crescente das possibilidades de interatividade a cada novo projeto por Cizek e inclusive o uso da etiqueta de documentário colaborativo, há um controle autoral sobre o material que se dá na negação de uma co-autoria do usuário em favor do uso de recursos tradicionais do documentário para incorporar a participação dos retratados. Este último ponto nos faz voltar a atenção para questões do campo do documentário que ainda são relevantes dentro do formato do webdocumentário, quando a participação do espectador-usuário via interatividade poderia dar vazão ao se ter voz dentro de certa realidade social retratada. Acreditamos portanto na possibilidade da manutenção de uma voz autoral dentro de um webdocumentário e percebemos que há diferentes níveis de participação em jogo. |
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Bibliografia | FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Vega, 1992.
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