ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | As relações entre a música popular e o cinema no filme Cidade Mulher |
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Autor | AFONSO FELIPE GALDINO LEITE ROMAGNA |
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Resumo Expandido | Dentro dos estudos da história do cinema brasileiro podemos observar uma relação constante entre os filmes e a música popular mesmo antes do advento sonoro, com temáticas referentes ao carnaval e ao samba (SILVA, 2009, p. 46). Na década de 1930 no Brasil, alguns dos fatores que favoreceram essa relação podem ser identificados no contexto político - influenciados pelo governo de Getúlio Vargas que se propôs a "[...] redescobrir o Brasil e dar a ele uma identidade cultural" (LINO, 2007, p. 164) -; numa transformação social - com o surgimento de novos grupos sociais e novas formas de relação entre esses grupos principalmente na cidade do Rio de Janeiro, capital federal na década de 1930 (MONTEIRO, 2009, p. 7) -; e em meio a eles a afirmação de uma música popular - com a valorização de símbolos nacionais mestiços como o samba, eleito nesta década como ritmo nacional (VIANNA, 2007, p. 73).
Com o advento do som no cinema nacional em 1929, este passa a desenvolver uma relação direta com o rádio, sendo "[...] um fator indispensável e inspirador do cinema brasileiro a partir do sonoro [...]" (SCHVARZMAN, 2006, p. 2), além da indústria fonográfica que já movimentava o mercado musical brasileiro. O filme Cidade Mulher (1936), produzido pela Brasil Vita Filme, da atriz Carmen Santos, foi dirigido por Humberto Mauro e possui trilha sonora composta em quase sua totalidade pelo sambista Noel Rosa (SHAW, 2000, p. 107). Em face do desaparecimento de inúmeros filmes desse período, como é o caso de Cidade Mulher, esse projeto se propõe a resgatar esse filme que, acreditamos, incluiu vários elementos significativos que refletem questões sociais e culturais da época: o samba e a obra de Noel Rosa, uma ficção sobre o Rio de Janeiro a emblemática Capital Federal, o trabalho de Humberto Mauro que acabara de realizar um grande sucesso com Favella dos meus Amores (1935) filmando inclusive em locação na favela e com negros, o que era inusual; e Carmen Santos entusiasta produtora e atriz dos temas nacionais e populares. O repertório musical, assim como os artigos de periódicos, serão imprescindíveis para esse resgate e para a compreensão da relação entre a imagem e o som, e entre o enredo em sua relação com a cultura e a sociedade no qual está imerso. Além disso, este foi o único filme musicado por Noel Rosa – mesmo não sendo o único compositor do filme, a maior parte das músicas (seis) é de sua autoria -, por este motivo suas canções ganham relevância para um resgate e análise mais completa do que foi o filme Cidade Mulher, lembrando da afinidade de Humberto Mauro com a música, e de Carmen Santos, mulher com ideais políticos e artísticos engajados no desenvolvimento do cinema nacional. Dessa maneira, busca-se também um entendimento das relações que a música brasileira estabeleceu com o cinema nacional. |
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Bibliografia | LINO, Sonia Cristina. “A tendência é para ridicularizar [...]” Reflexões sobre cinema, humor e público no Brasil. Revista Tempo. Rio de Janeiro, n. 10, pp. 63-79, 2000
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