ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | O trabalho feminino: um interdito no cinema brasileiro silencioso |
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Autor | Sheila Schvarzman |
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Resumo Expandido | Não se pode falar em trabalho feminino no cinema silencioso brasileiro atrás ou mesmo nas telas como tema. O trabalho da mulher não é visto como profissão, mas como um fardo perdoado pela necessidade. Mulher branca a partir de classe media não devia trabalhar, salvo como professora, enfermeira ou secretária. No cinema, atividade técnica e artística, apenas por diletantismo e não como profissão. A mulher casada – por lei - devia pedir autorização ao marido para trabalhar.
No cinema brasileiro elas foram atrizes, e em muitos casos eram esposas, filhas ou amigas dos diretores, e suas carreiras foram efêmeras. Carmen Santos, que era imigrante portuguesa, foi atriz e produtora até sua morte, em 1952, uma única exceção. Já Cléo de Verberena, que chegou a dirigir e atuar num filme junto com o marido em 1930 teve a documentação de sua atividade destruída pela família! Como tema, a mulher que trabalha não existiu sequer como um traço de modernidade que muitos filmes da época se esforçavam por construir. Na ação, podiam praticar esportes, dirigir, fumar, dançar, flertar, amar e sofrer, mas não faziam nem serviços domésticos na própria casa, salvo se fossem pobres. Sustentadas pelo pai, preparavam-se para o casamento, e se o pai faltasse, era a tragédia que servia ao melodrama, até que outro homem, pelo casamento, viesse a resgatá-la de sua sina como acontece em Barro Humano (1929), por exemplo. Por outro lado, uma jovem advogada que exerce sua profissão em cena num filme de 1925 (A Filha do Advogado) recebe uma caracterização masculinizada. No entanto, as mulheres pobres, imigrantes e negras faziam o serviço doméstico, eram operárias ou camponesas. Mas esses trabalhos e sua classe social não interessavam ao cinema brasileiro naquele período, salvo para criar o melodrama, como em Mulher (1931). Em geral era uma existência naturalizada na imagem assim como na sociedade. É sobre essas questões que vão de fora para dentro da tela que gostaríamos de dedicar a nossa apresentação analisando filmes com situações onde o trabalho feminino é abordado como necessidade, tragédia ou queda. |
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Bibliografia | GAINES, Jane; DALL´ASTA, eds. - Women Film Pioneers Project. Center for Digital Research and Scholarship. New York, NY: Columbia University Libraries, 2013. Web. September 27, 2013. |