ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | A memória no universo cotidiano de Hirokazu Koreeda |
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Autor | Mari Sugai |
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Resumo Expandido | Até o momento, o diretor japonês Hirokazu Koreeda produziu dezenove obras audiovisuais (entre as lançadas ou em fase de finalização, ficcionais ou documentais, para TV ou cinema) que frequentemente possuem a morte, a vida familiar, o cotidiano e a memória como temáticas presentes em enredos intimistas, focados nos dramas de pessoas comuns.
Dentre os seus longas-metragens, desejamos analisar como as questões do cotidiano e da memória fazem parte e são mostradas através da linguagem cinematográfica em duas de suas películas: Depois da vida (Wandâfuru raifu, 1998) e Seguindo em frente (Aruitemo aruitemo, 2008). O primeiro filme citado se passa em um espaço semelhante a um purgatório (não há menção a nenhuma religião em toda a duração da obra), onde as pessoas que acabaram de morrer conhecem aqueles que os guiarão no período em que lá permanecem. Durante os dias iniciais, eles são incentivados a vasculhar suas memórias em busca de um momento inesquecível de suas vidas que será posteriormente recriado resultando em um produto fílmico, e esta será a única lembrança da qual se recordarão por toda a eternidade. Seguindo em frente tem como enredo o encontro que as três gerações da família Yokoyama realizam anualmente, que dura o período de pouco mais de vinte e quatro horas, para recordar a morte do filho mais velho, ocorrido quinze anos atrás, quando este morreu afogado. Em Depois da vida, acompanhamos a rotina dos funcionários e suas atribuições diárias. Apesar dos mortos serem recém-chegados no local, é possível considerar que eles, ao longo do filme, também desenvolvem algum tipo de cotidiano. Fato semelhante pode ser considerado em relação ao outro tema, a memória, pois ao mesmo tempo em que as dos falecidos são revisitadas, simultaneamente ocorre o mesmo com os que lá trabalham. Ambas as temáticas também podem ser verificadas na história de Seguindo em frente. Filhos e netos visitam os avós e participam de suas rotinas, em momentos em que as antigas lembranças do cotidiano são trazidas à tona, estando presentes nas conversas entre os personagens, nas refeições feitas pela avó e que são consumidas pelos filhos desde a infância, e principalmente nos espaços internos do lar dos Yokoyama, cujos corredores, quartos e objetos são conhecidos como "testemunhos não-escritos" (RICOEUR, 2007). Para realizarmos a análise das duas películas, utilizaremos para a abordagem das questões de memória, o referencial teórico de Ricoeur (2007); além de Certeau (2014 e 2013) e Ozu (apud Yoshida, 2003) para o cotidiano familiar e japonês. Sobre o modo como os assuntos anteriormente mencionados são construídos nos filmes, ou seja, a maneira como são mostrados através da linguagem cinematográfica de Koreeda, frequentemente apontada como tendo influência de Yasujiro Ozu, nos apoiaremos na obra de Yoshida (2003) para abordar os planos tatami e morto. Podemos concluir que o cotidiano e a memória estão presentes nos filmes de Koreeda, cujas histórias ocorrem durante um curto período de tempo, uma semana em Depois da vida, e aproximadamente vinte e quatro horas em Seguindo em frente. As memórias que os personagens das duas obras recordam, são fatos, em grande parte, de tempo longínquo e anterior à diegese. Aparecem em Depois da vida para servirem como resoluções aos desassossegos dos recém-mortos, que acabam por fazer as pazes com o passado; enquanto que em Seguindo em frente apresentam-se como fatos que remetem à morte (do filho), conflitos e desejos não realizados, sejam dos avós ou dos filhos, e permanecem gerando atritos no período presente do enredo. Para apresentar esses assuntos nos longas-metragens, Koreeda faz pouco uso do recurso de flashback em Depois da vida, e nenhum em Seguindo em frente, sendo que no último filme mencionado, as memórias e o cotidiano aparecem por meio de diálogos, além de serem notados nos cenários internos da residência dos Yokoyama, objetos cenográficos e nos planos mortos. |
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Bibliografia | CALIL, C. O tofu de Ozu. Disponível em: |