ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Professores e cinema: as redes educativas como mundos culturais e suas influências sobre os processos curriculares nas escolas |
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Autor | Nilda Guimarães Alves |
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Resumo Expandido | A partir da pesquisa “Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente – o caso do cinema, suas imagens e sons”, com financiamento CNPq e Faperj, apresentamos neste trabalho algumas questões sobre os modos como os espaçostempos das redes educativas formadas por todos nós e nas quais nos formamos, nos tantos cotidianos vividos, se apresentam como ‘mundos culturais’ nos quais os docentes buscam inspiração para múltiplos processos curriculares. Durante a pesquisa, desenvolvida em municípios do estado do Rio de Janeiro (Paracambi, Nova Friburgo, Angra dos Reis e Rio de Janeiro), foram criados cineclubes nos quais participaram docentes e discentes de cursos de licenciaturas. Os filmes vistos se relacionavam a temáticas, origens nacionais, escolas de cinema, temporalidades muito diversas, mas para este trabalho estamos retendo alguns dos filmes que se desenvolvem dentrofora de escolas, envolvendo, em situações diversas, professores e estudantes, entre outros, os seguintes: O pequeno Nicolau (2010; direção: Laurent Tirard; França); Ao mestre, com carinho (1967; direção: James Clavell, Reino Unido); O vento será tua herança (1999; direção:DanielPetrie, EUA);“Escritores da liberdade” (2006; direção: Richard LaGravenese, EUA); “Mentes Perigosas” (1995; direção: John N. Smith, EUA); “O substituto” (2011; direção: Tony Kaye; EUA); “Nem um a menos”(1999; direção: Zhang Yimou; China). Após a sessão de filmes eram desenvolvidas ‘conversas’ presenciais e online, em chats e fóruns na plataforma Moodle. Na corrente de pesquisa em que trabalhamos em Educação – chamada de “pesquisas nos/dos/com os cotidianos” – as ‘conversas’ se apresentam como o lócus preferencial no qual se destacam imagens e narrativas, entendidas como ‘personagens conceituais’, a partir da concepção deleuziana dessa ideia. Dentre as muitas temáticas presentes nos filmes vistos e nas ‘conversas’ desenvolvidas estava aquela das relações docentes-discentes e a da presença ou ausência de recursos pedagógicos. Discutindo os clichês presentes nos filmes, em especial aquele do professor-herói, as ‘conversas’ nos permitiram ir além deles, mostrando repetições e diferenças possíveis nos cotidianos escolares, em permanente criação curricular. |
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Bibliografia | AUGÉ, Marc. Pour une anthropologie des mondes contemporains. Paris: Flammarion, 1997.
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