ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Coletivos, guerrilha e artesanato Brasil XXI: contexto e desafios |
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Autor | Daniel P. V. Caetano |
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Resumo Expandido | Essa comunicação propõe um olhar crítico sobre diversas experiências de produções feitas com baixíssimo orçamento realizadas no país ao longo dos últimos anos, sobretudo aquelas que de alguma forma mobilizaram os esforços, discussões e paixões de grupos locais. A fala é construída de dentro: o pesquisador é também produtor envolvido com projetos.
Assim, minha intenção é cotejar as experiências que tive com as de outros casos notórios e observar sobretudo os traços em comum, os aspectos que unem essas produções "de guerrilha". Para isso, é preciso evitar as tentações redutoras de buscar nos filmes uma ou outra evidência para estabelecer escalas de valores ou construir apressadamente uma perspectiva histórica sem distanciamento e, portanto, sem visão de conjunto. O interesse principal aqui é observar os desafios de uma cena coletiva e da difusão em larga escala das produções. As questões mais visíveis sobre a restrita circulação social destes filmes já têm larga tradição de estudos na historiografia do cinema brasileiro. No entanto, a soma das transformações tecnológicas por que passaram tanto os esquemas de filmagem e produção quanto os formatos de difusão de filmes criaram um novo panorama de produção - evidente pela própria origem dos filmes produzidos, hoje mais diversa do que em qualquer outro momento do cinema brasileiro. Esse panorama possibilita a consolidação desse cenário "de guerrilha" por onde passa boa parte do fôlego de renovação tanto estética quanto de formas de produção atualmente. No entanto, se já se consolida uma tradição dessa produção de baixíssimo orçamento, é notável como isso se passa ao largo não apenas da imensa parcela da sociedade que só tem acesso a filmes através de mecanismos de difusão ligados a grandes empresas corporações, mas inclusive dos principais polos de discussão e análise de cultura e arte brasileiras e até mesmo dos nichos principais de discussão dos filmes brasileiros. A produção brasileira de filmes "de guerrilha", se já não é mais inviabilizada, é invisibilizada. São perceptíveis os esforços para romper essas barreiras - e ainda mais notáveis os sinais de constantes fracassos. Neste sentido, trata-se de uma produção em permanente agonia, cujo investimento de esforços apenas em raríssimos casos obtém equivalente retorno social. Quero propor essa comunicação fortemente baseada numa "participação observante" (parafraseando o modo de operação das pesquisas antropológicas) para tentar tatear estes esforços, desafios e propostas possíveis. |
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Bibliografia | CAETANO, Daniel, Cinema Brasileiro 1995-2005: ensaios sobre uma década. Rio de Janeiro: Azougue, 2005.
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