ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Regimes temporais das imagens |
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Autor | Antonio Pacca Fatorelli |
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Resumo Expandido | Após a disseminação das tecnologias digitais em todos os domínios da experiência, importa indagar-se sobre a natureza da imagem na contemporaneidade. Por um lado, as transformações introduzidas pela codificação digital modificam substancialmente o nosso entendimento do que seja a imagem e a nosso modo de fazer imagem. De forma complementar, essas novas configurações colocam em perspectiva as suposições e crenças que balizaram as imagens analógicas da fotografia e do cinema.
As conquistas alcançadas ao longo do século XIX no âmbito das técnicas de reprodução, intimamente vinculadas ao desígnio moderno de transformar objetos em signos progressivamente mais móveis e intercambiáveis, chegam ao paroxismo no momento atual, quando o que está em conta, no âmbito dos museus e galerias, são os deslocamentos ocasionados pela presença de inúmeras obras-dispositivo, irredutíveis ao formato convencional da fotografia direta e do cinema clássico narrativo. O propósito dessa apresentação é o de examinar as transformações – cognitivas, epistemológicas, estéticas e conceituais – desencadeadas, nesse momento de disseminação da cultura digital, pela presença persistente de novos formatos cinevideográficos – instalações, projeções e diferentes dispositivos. Serão abordadas, em especial duas problemáticas. Por um lado, os vetores temporais – tempos complexos, tempo multivetorial, compartilhado em rede, rizomático –, das obras, em diálogo com os regimes temporais vivenciados na experiência cotidiana e, a seguir, o aumento das margens de indeterminação do observador/participador, uma vez confrontado com as variações temporais proporcionadas pelas imagens e pelas sobreposições de formas visuais. |
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Bibliografia | BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
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