ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Cine Notícias, uma produção de Milton Mendonça e Juçara Filmes |
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Autor | Ana Lucia Lobato de Azevedo |
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Resumo Expandido | A produção de cinejornais no Pará, realizada entre os anos 1940 e 1960, é em geral evocada a partir de seus produtores/diretores, Líbero Luxardo e Milton Mendonça, ainda que a mesma não tenha caráter autoral. A falta dessa marca é apontada como um dos entraves para a realização de pesquisas abordando os cinejornais brasileiros, bem como para a conservação dos respectivos acervos (SOUZA 2007:118-119). O Cine Notícias, que teve à frente Milton Mendonça, foi um dos cinejornais vitimados por falta de preservação em condições adequadas, tendo chegado até os dias de hoje apenas uma pequena parte dessa produção. Realizada através da Juçara Filmes, entre os anos 1960 e 1964, contou, além de Milton Mendonça, que figura na cartela de abertura como diretor, com a participação de Cid Moreira, na narração, e de Liete Mendonça, na elaboração das legendas. As edições/ fragmentos de edições do Cine Notícias que sobreviveram foram submetidas à restauração digital em 2007, interrompendo-se o adiantado processo de deterioração, que já impossibilitara sua visualização. O trabalho ora proposto se voltará para essa produção, que tem um papel de destaque na cinematografia do Pará, da mesma forma que os vários cinejornais realizados no restante do país.
Se o avanço recente das pesquisas tomando como objeto cinejornais realizados no Brasil, indica a superação de alguns dos entraves apontados por José Inácio de Melo Souza - como o privilégio dado do filme de ficção, o estigma autoral, a dificuldade para a leitura do documento decorrente da fragmentação de temas e assuntos - (SOUZA 2007:118-119), a destruição total ou parcial de diversos acervos é um fato que permanece como limitador ao alcance das pesquisas. No que diz respeito à produção de Milton Mendonça, o material remanescente é bastante reduzido, se levarmos em conta que sua produção se estendeu por um período de aproximadamente quatro anos. Não temos mais os filmes em sua integridade, tal como construídos à época de sua feitura e exibição, mas sim trechos de filmes, vinhetas que se sucedem, filmagens não editadas. Com isso, não temos acesso à forma como foi constituído cada cinejornal, quais os assuntos abordados nas várias edições, o balanceamento entre as diversas notícias, o tempo de cada uma e do cinejornal como um todo. Sem perder de vista as limitações do acervo de cinejornais realizados por Milton Mendonça, este trabalho o tratará como uma amostragem do conjunto das edições do Cine Notícias, capaz de indicar hipóteses de leitura. Como não há informações escritas sobre os cinejornais, como seus roteiros, nem registros relativos à data em que foram produzidos, uma etapa importante para a análise será a datação do material remanescente, através da pesquisa em jornais e outras fontes. Esse processo será fundamental para uma leitura crítica das edições/fragmentos no que diz respeito à estrutura dos mesmos, e à possibilidade de corresponderem à sua estrutura original. Algumas perguntas nortearão a abordagem dos cinejornais e a análise ora proposta: Que assuntos e temas, instituições e personagens são tratados pelos filmes? Quais os que se destacam? Como são representados? Que vínculos foram tecidos para a viabilização e realização do Cine Notícias? Que ações do governo são enfocadas e de que forma isso se dá? Qual o perfil do governador Aurélio do Carmo traçado pelas notícias? Para isso, serão consideradas questões que dizem respeito ao estilo fílmico, ao comportamento da câmera, com ênfase na construção do texto da narração. O tratamento dado aos diversos assuntos pelas edições do cinejornal será confrontado com a abordagem feita pela imprensa. Buscaremos, por fim, revelar o imaginário correspondente às diferentes formas de poder mobilizado na tessitura das imagens do Cine Notícias. |
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Bibliografia | ALDEGATE, Anthony. Cinema and history: british newsreels and spanish civil war. London: Scolar Press, 1979.
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