ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | As leituras do nacional na crítica brasileira de cinema online |
|
Autor | Wanderley de Mattos Teixeira Neto |
|
Resumo Expandido | Para a crítica brasileira, realizar leituras sobre a produção cinematográfica do seu país sempre se mostrou uma tarefa mais delicada do que analisar o cinema estrangeiro. Isso ocorre porque criticar o cinema nacional pressupõe tratar das representações possíveis de um país e de um povo cuja cultura também tem o crítico como peça fundamental da sua formação.
Segundo Jean-Claude Bernardet (2011), o campo cinematográfico brasileiro caracterizou-se pela presença de uma crítica mais engajada a partir do Cinema Novo, quando, através de uma produção comprometida com a linguagem cinematográfica e com os problemas políticos e sociais da nação, os críticos perceberam que era inevitável confrontar o seu modo de fazer cinema e as representações do nacional contidas nele e não apenas tecer uma análise estética dos filmes. Nas últimas décadas, no entanto, para alguns autores, entre eles Sérgio Luiz Gadini (2009) e Marcelo Coelho (2000), a crítica de cinema veiculada pela mídia impressa no país foi perdendo o seu caráter reflexivo. A perda de espaço nos jornais impressos foi um processo natural, sobretudo por razões comerciais já que o texto opinativo passou representar um risco aos interesses das grandes empresas de entretenimento, anunciantes e fontes primordiais dos cadernos de cultura a partir da década de 1980. Diante do exposto, esta proposta de trabalho tem como intuito entender se a internet representa alguma mudança nesse cenário de apatia para a crítica. Partindo das contribuições teóricas de autores como Pierre Levy (1999), que supõe que na internet as relações entre produtor e receptor podem ser mais horizontais e intercambiáveis e que na web há uma disponibilidade de espaço mais democrática e livre para a reflexão, a pesquisa utilizou como corpus de análise as críticas aos filmes O Lobo atrás da Porta (2014) e O Candidato Honesto (2014), publicadas nos sites Adoro Cinema, Omelete, Blah Cultural e Plano Crítico, para entender como seus autores pensam a identidade nacional, suas representações e a produção cinematográfica no país. Ao todo, foram analisadas oito críticas, relacionando seus conteúdos com o referencial teórico inserido na presente proposta. O intuito da análise era entender algumas questões: Esta crítica realiza reflexões sobre as representações do país ou do brasileiro contidas no filme? Em que situações ela realiza esse tipo de análise? A publicação desses textos na internet contribui para a realização de uma crítica mais engajada no Brasil ou determinadas características que enfraqueceram a crítica de cinema nos veículos impressos são reproduzidas na web? Esta análise localizada sobre as leituras que os críticos fazem dos filmes nacionais confirmam alguns aspectos da tradição intelectual de enfrentamento do nosso cinema, como a composição de binarismos (o popular e o cinema “de qualidade”). A crítica brasileira contemporânea parece só confrontar o “seu” cinema em situações específicas. No caso, a temática política e o gênero comédia se revelaram, através do filme O Candidato Honesto, como elementos fomentadores de um ambiente propício para a promoção de debates mais engajados sobre a representação do nacional nas telas e sobre as políticas de produção cinematográfica do nosso país do que o drama O Lobo atrás da Porta, cujas análises localizaram-se no terreno da apreciação estética. Sobre a plataforma, ainda que traga determinadas heranças das críticas presentes em veículos impressos, como a preferência por permanecer na segurança de avaliar o filme somente pelo ponto de vista técnico e artístico, as críticas da internet analisadas permitem expressões mais completas do seu autor, já que são disponibilizados mais espaço e ferramentas para o exercício reflexivo. |
|
Bibliografia | ANDERSON, B. Conceitos e definições. In: ______ . Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das letras, 2008
|