ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | A Fotografia em "As Praias de Agnès", de Agnès Varda |
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Autor | Tainah Negreiros Oliveira de Souza |
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Resumo Expandido | Em As Praias de Agnès, Agnès Varda nos encara, assume a subjetividade do que está por vir e nos convida a um percurso pelas suas memórias, pelo que decidiu contar em contato com suas criações e a história de sua época. Ela parte das praias que nos mostra e das praias que fazem parte das suas memórias para iniciar essa narrativa. É na areia de uma dessas praias, mostradas no início do filme, que a diretora dispõe uma série de fotografias de sua infância enquanto narra algumas experiências do seu passado. É nesse momento também que Agnès Varda coloca algumas questões sobre o filme que deseja fazer sobre sua vida. Em As Praias de Agnès, está presente a questão da experiência da diretora como fotógrafa no início de sua vida profissional, a lembrança saudosa daqueles que ela fotografou, as fotografias feitas de pessoas queridas e também são evocadas obras em que a diretora colocou a fotografia como ponto de partida de sua criação cinematográfica, como seu filme Ulisses, de 1982. A partir dessas questões, a proposta do trabalho é analisar As Praias de Agnès observando o uso que a diretora faz da fotografia nessa busca de uma forma cinematográfica para contar sua vida.
A estrutura do filme parte da presença de Agnès Varda e da sua narrativa que mobiliza materiais de arquivo, trechos de seus filmes, referências às suas obras, reencenações de vivências e fotografias. Vemos registros de sua infância, fotografias tiradas por outros e fotografias de várias épocas também feitas por ela que muitas vezes tomam a tela, seja mantendo seu enquadramento original ou reenquadradas e coloridas de acordo com o desejo da diretora. A fotografia está presente de várias maneiras e com várias possibilidades de construção no filme, o interesse é de analisar essa presença utilizada por Agnès Varda para lidar com suas memórias e suas possibilidades de reinvenção. A fotografia como ponto de partida e como elemento de construção já vinha sendo aspecto constante na obra da diretora. Mais uma vez, em As Praias de Agnès, ela é recurso para lidar com o passado que Agnès Varda reconhece ser difícil de reconstituir mas que a diretora deseja compartilhar e lidar através do cinema. Para tratar do lugar da fotografia em As Praias de Agnès, o trabalho dialoga, principalmente, com autores que lidam com os contatos entre fotografia e cinema, como é o caso de Raymond Bellour na sua obra “Entre Imagens” (1997); e com a relação entre fotografia, história e memória, conforme trata o autor Philippe Dubois em seu importante trabalho “O ato fotográfico” (1999) e em texto mais recente em que o autor analisa o uso da fotografia em documentários autobiográficos modernos (2012); e também Susan Sontag, em sua obra “Sobre Fotografia”(2007), em que a autora trata da fotografia a partir da relação que se estabelece com o passado. Outro diálogo importante é com os estudos sobre a obra de Agnès Varda reunidos e organizados por Luciana Fina na coletânea “Agnès Varda: os filmes e as fotografias” (1996). |
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Bibliografia |
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