ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Cruzamentos identitários e narrativos em Elena |
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Autor | Anelise Reich Corseuil |
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Resumo Expandido | Elena (dirigido por Petra Costa, 2011) se insere na produção contemporânea de filmes sobre o deslocamento, imigração e narrativa de viagem, em cenários locais e transnacionais. Conjuntamente a filmes como A Jaula de Ouro, Pão e Rosas e El Norte, tem-se também um importante aporte teórico sobre o deslocamento e interculturalidade (Clifford, Kaplan e Russell). Neste contexto, o trabalho pretende analisar o filme Elena e as formas como o filme problematiza as interrelações entre um imaginário nacional e transnacional, entre o eu e o outro e a fluidez das marcas narrativas da viagem. Através de uma narrativa subjetiva e afetiva, Elena aborda a relação imaginária, subjetiva e real entre a América Latina e os EUA, os intercruzamentos entre o nacional e o transnacional e a fluidez das marcas do gênero narrativo de viagem, o documentário, o ficcional e o drama. Assim como A Jaula de Ouro, Elena nos permite uma percepção das culturas latino-americanas e estadunidense como culturas em contato (Clifford e Kaplan). A partir da trajetória imigratória, da subjetividade do narrador, das inter-relações entre o imaginário e o real, a história e a memória, o privado e o político, Elena problematiza a representação de elementos interculturais hemisféricos (norte e sul). O ponto de vista subjetivo e reflexivo permite uma reflexão sobre a articulação entre o eu e o outro, o local e o transnacional e as formas de representação de identidades nacionais em cenários transnacionais e culturas em contato.
A filmografia contemporânea sobre processos migratórios entre o hemisfério norte e sul centraliza questões políticas, sociais e econômicas do deslocamento com estéticas diferenciadas. Elena, por exemplo, utiliza imagens líricas e metafóricas, se referenciando a outros textos e apresentando uma perspectiva autocrítica de seu próprio ato de narrar. Por se constituir em um documentário autobiográfico, altamente pessoal e dramático, o filme justapõe imagens de mídias diversas, intercruzando narrativas familiares e cenas domésticas com imagens urbanas, sob uma perspectiva subjetiva, apresentada através do voz-over e flashbacks da diretora. O trabalho em tela propõe analisar a estética do filme associada às formas como o filme problematiza o tema do deslocamento e as inter-relações entre o eu e o outro. |
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Bibliografia | Almeida, Sandra. R. G. . Expanding Boundaries: Traveling Theories in the Americas. Ilha do Desterro (UFSC), Florianopolis, v. 40, p. 43-59, 2001.
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