ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Economia do audiovisual: um estudo dos dados de mercado Brasil-França |
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Autor | Teresa Noll Trindade |
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Resumo Expandido | Esta pesquisa pretende mapear e elencar as plataformas que disponibilizam números sobre o mercado audiovisual francês e brasileiro, referentes àquilo que engloba a economia do audiovisual. A análise Brasil e França se deve ao fato de se tratarem de países que contam com cinematografias que têm como base para a sua realização o apoio estatal.
O mapeamento de dados do mercado audiovisual brasileiro tem sido aprimorado na última década. Alguns dados desse setor até então não mapeados, como aqueles referentes aos canais de televisão fechados, passaram a existir e apresentar importantes informações. A Agência Nacional do Cinema (Ancine) é um importante ator nesse cenário. Ela disponibiliza, pública e anualmente, todos os seus dados através do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA). São dados como: a produção, distribuição e exibição dos filmes; coproduções; fomentos diretos via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA); Prêmio Adicional de Renda (PAR); entre outros. A Ancine realiza também relatórios com dados anuais do cinema (Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro), que contêm um rico material do ano em questão. Em relação à TV por assinatura, o Observatório fornece dados recentes como a relação de canais que exibem produção nacional, qual perfil de filmes exibem, número de horas, entre outros. Outro local de referência para números sobre o mercado nacional é o portal Filme B. As informações são referentes ao período entre os anos 2000 e 2013, trazendo detalhes das etapas de produção, distribuição e exibição. Porém, cabe ressaltar que boa parte de seus dados é concentrada em uma área exclusiva para assinaturas pagas. Além disso, há importantes iniciativas de pesquisas sobre o mercado, como o caso do estudo publicado pelo Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav), intitulado “O impacto econômico do setor audiovisual brasileiro”, iluminaram alguns dados deste setor até então pouco difundidos como: o número de empregos gerados, salários, gasto em cultura, exportação do conteúdo audiovisual nacional, digitalização do parque exibidor, produção de filme por estado, evolução do número de espectadores dos filmes, festivais de cinema, impostos e carga tributária. Já no caso francês dispomos de algumas plataformas que fornecem dados do mercado audiovisual. Eles costumam ser de fácil acesso, o que favorece as pesquisas de economia do setor, área que tem fortes linhas de estudo acadêmico no país. A primeira plataforma que podemos citar é o Centre National du Cinéma et de l'image (CNC), onde existe uma rica quantidade de informações referentes a esse mercado. Em uma área do site, encontramos relatórios anuais, semestrais e mensais sobre as mais variadas etapas econômicas da produção audiovisual. Além disso, as informações são subdivididas em cinema, audiovisual, curta-metragem, novas mídias, indústrias técnicas, vídeo, entre outras, passando por legislações específicas do setor. A segunda plataforma, AlloCiné, disponibiliza dados sobre cinematografias mundiais, oferecendo informações técnicas da obra. Na sua página inicial, destaca os números dos filmes que serão lançados no cinema, além daqueles das séries, vídeos, programas de TV, DVD e VOD (video on demand). Nessa plataforma existe inclusive o número de espectadores por temporada em cada série de TV. É possível também encontrar dados específicos sobre economia do audiovisual em outras plataformas, como o Conseil Supérieur de l'Audiovisuel (CSA). Neste site, além de informações já fornecidas pelos demais, visualizamos, por exemplo, números relativos aos investimentos publicitários no setor. Esses recursos estatísticos sobre o audiovisual brasileiro e francês têm um grande potencial de permitir avanços nas pesquisas acadêmicas e mercadológicas nesses setores, bem como de colaborar na elaboração e realização de políticas para o setor mais direcionadas e eficientes. Essas são algumas das possibilidades que este estudo pretende investigar. |
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Bibliografia | BERTINI, Alfredo. Economia da Cultura. A indústria do entretenimento e do audiovisual no Brasil. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.
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