ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | A pornochanchada de Clery Cunha: análise de Pensionato de Mulheres |
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Autor | Caio Túlio Padula Lamas |
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Resumo Expandido | O cinema brasileiro, historicamente caracterizado por sua marginalização no circuito de exibição e distribuição em detrimento do cinema estrangeiro, viveu um período de público significativo durante a década de 1970. Noite das Taras, Amadas e Violentadas, Dezenove Mulheres e Um Homem, A Virgem e o Machão, A Super Fêmea, O Bem Dotado Homem de Itu: uma profusão de títulos provocativos marca a cinematografia brasileira industrial desse período, integrando o fenômeno da pornochanchada, gênero ou “abrigo de gêneros” (ABREU, 2006) de filmes marcado pela precariedade técnica e exposição dos corpos de mulheres para um público masculino de baixo poder aquisitivo.
O período foi tão promissor em termos de produção para o cinema brasileiro, que este chegou a ocupar 29% do mercado cinematográfico em 1979, com uma quantidade de 104 filmes lançados, segundo consta em quadro apresentado por Ortiz Ramos (1983, p. 136). Números impressionantes, se comparados com os 18 filmes brasileiros que se tem registro em 1963, conforme outra relação (RAMOS, 1983, p. 35) . Notáveis também são os dados relativos à bilheteria: O Bem Dotado Homem de Itu, dirigido por José Miziara e lançado em junho de 1978, chegou a alcançar o número de 2.409.162 espectadores ; Amada Amante, dirigido por Cláudio Cunha e lançado em julho de 1978, alcançou 2.610.538 espectadores. Nesse panorama de filmes, destacou-se em São Paulo a Boca do Lixo, polo de produção de cinema localizado nas ruas do Triunfo, Gusmões, Vitória e dos Andradas, centro de São Paulo, responsável por uma grande parcela dentro do montante de filmes nacionais lançados anualmente no período. Diretores como Carlos Reichenbach, Alfredo Sternheim, David Cardoso, Jean Garret, Ody Fraga, Tony Vieira, José Mojica Marins e outros trabalhavam em filmes de baixo orçamento e rodagem rápida, muitas vezes suprindo a demanda de exibidores, que entravam como financiadores das produções. Entre esses diretores, certamente um de destaque foi Clery Leite da Cunha, o Clery Cunha. Diretor de filmes como Os Desclassificados (1972), A Pequena Orfã (1973), Eu Faço...Elas Sentem (1976), Joelma, 23 Andar (1979) e O Rei da Boca (1982), Cunha sempre teve clara predileção pelo gênero policial e pelo drama. Esta apresentação se foca em um de seus filmes, Pensionato de Mulheres (1974), escolhido por apresentar, de um lado, elementos recorrentes da pornochanchada, sobretudo a presença de personagens caricatas e a interrupção do fluxo da narrativa para apresentar mulheres sedutoras disponíveis ao olhar masculino. Entretanto, Pensionato de Mulheres apresenta ao mesmo tempo marcas em seu discurso que, mais que serem derivadas de um determinado período histórico, são reveladoras de uma certa ambiguidade que permeia outros filmes da Boca. Por meio da análise fílmica baseada em Aumont (1995) e Goliot-Lété (1994), pretendo argumentar como a abordagem do tema do aborto e da vida de mulheres independentes aparece como elemento que se contrapõe a outros mais recorrentes da pornochanchada, revelando a tensão entre a busca incessante de público, fator primordial da cinematografia da Boca, e a abordagem de temas políticos e sociais, presentes em outros filmes do polo de produção como E Agora José: a Tortura do Sexo (1979) e A Ilha dos Prazeres Proibidos (1979). |
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Bibliografia | ABREU, Nuno César. Boca do Lixo: cinema e classes populares. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2006.
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