ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Hachuras fílmicas ou descartar o 'adaptar' pelo 'transcriar'. |
|
Autor | Josette maria alves de souza monzani |
|
Coautor | Daniela Ramos de Lima |
|
Resumo Expandido | Pretende-se apontar algumas das questões envolvidas no processo de transformação de um texto (em seu sentido mais amplo) autônomo em uma peça audiovisual (vídeo-cinematográfica, em especial), a partir de alguns dos conceitos atualmente em uso, tais como o de recriação, adaptação, transposição, tradução intersemiótica, transmutação sígnica e transcriação.Esses conceitos serão analisados à luz das teorias de Charles Darwin, Julio Plaza, Haroldo de Campos, Roman Jakobson, Hans R. Jauss, Étienne Souriau e Michel Serceau. O ponto de partida será a análise etimológica dos termos e as implicações advindas das raízes dos mesmos (re; trans). Serão debatidos a ideia de evolução, linear, que pode estar contida no termo adaptação, usada no senso comum a partir, possivelmente, de sua utilização na Origem das espécies, de Darwin; e o prefixo 'trans' que traz em si a imagem de fusão, de uma coisa superposta à outra e em interdependência (ou talvez se possa falar em processo de coadaptação (seguindo Darwin), ou ainda de recriação - "criação paralela, autônoma porém recíproca", conforme Haroldo de Campos em Metalinguagem e outras metas), acoplada à ideia de movimento e de espacialidade: através de, além de; questões bastante interessantes por 'incluírem', fazerem supor a memória/ o arquivo e a existência temporal implicadas no processo de criação. Usamos aqui o termo hachura (criar ' ilusão' de volume, textura, cor etc) para tentar dar conta dos elementos estruturais dos textos (signos em sua fisicalidade, sua materialidade mesma, mais os significados) unidos nessa duplicidade concreto abstrata que constituem a matéria tradutória, base pela qual opera o artista na construção do prazer estético. Apoiamo-nos em exemplos históricos e, consequentemente, em teóricos que traduziram em conceitos suas ideias sobre a tradução literária e audiovisual corroborando para a insurgência de inúmeros verbetes que apontam na atualidade para o estudo das correspondências entre as artes. |
|
Bibliografia | CAMPOS, H. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 2004.
|