ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Animando ideias: a visualização de conhecimentos através da animação |
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Autor | Jennifer Jane Serra |
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Resumo Expandido | Lançado em 2014, "Is the Man Who Is Tall Happy?: An Animated Conversation with Noam Chomsky” é um documentário animado de longa-metragem que apresenta uma série de entrevistas do diretor francês Michel Gondry com Noam Chomsky. Com desenhos animados produzidos pelo próprio Gondry, o filme expõe as ideias de Chomsky no campo da linguística e informações sobre sua vida pessoal, através da combinação entre o audio (e, em parte, também a filmagem) das entrevistas e a animação feita pelo diretor. A partir do estudo desse documentário animado, esse trabalho se propõe a analisar o uso de animação em produções documentárias cujo propósito é tornar ideias complexas mais acessíveis ao público. A interação entre cinema de animação e cinema documentário com essa finalidade não é algo recente. Ao longo da história do filme documentário, a animação foi utilizada principalmente como uma ferramenta para auxiliar na explicação de conceitos e ideias, especialmente na forma de animações de mapas, textos e gráficos. Ao mesmo tempo, animações com o propósito de permitir a visualização de conhecimentos têm se tornado comuns, especialmente na internet, como os casos de “jornalismo de dados” (data journalism), produzidos pelo jornal britânico The Guardian, e de estratégias de “visual thinking” com animação, como, por exemplo, os vídeos da série RSA Animate, da organização RSA, nos quais os áudios de palestras são ilustrados por desenhos animados. No entanto, a análise proposta para essa apresentação tem como interesse entender de que maneira a opção pelo recurso da animação no filme citado se diferencia da tradicional utilização de imagens animadas em filmes documentários enquanto ferramenta didática e como o filme de Gondry se inscreve na produção recente de documentários animados. Nesse sentido, ”Is the Man Who Is Tall Happy?: An Animated Conversation with Noam Chomsky” apresenta dois recursos recorrentes em documentários animados produzidos nos últimos anos: a combinação da banda sonora de entrevistas com animação e a comunicação de ideias através da imagem pictórica. Com a popularização desse tipo de produção, tornou-se mais expressivo o reconhecimento do potencial da imagem animada de tornar visível fatos e coisas que não podem ser registrados pela câmera. O presente trabalho pretende, dessa forma, analisar o uso de animação enquanto uma estratégia de documentar o mundo que ultrapassa os limites de representação da imagem live action. Para tanto, a análise fílmica terá como fundamento a abordagem semiopragmática, proposta pelo teórico francês Roger Odin. De acordo com Odin, essa abordagem propõe estudar a realização e a leitura dos filmes como práticas sociais programadas, tendo como base a análise do contexto, das diferentes formas de produção de sentidos e afetos e dos poderes institucionais que circundam a obra em questão. O estudo de ”Is the Man Who Is Tall Happy?: An Animated Conversation with Noam Chomsky” será, então, realizado considerando-se os espaços de comunicação relacionados com o filme e de que maneira a produção de sentidos operada em sua leitura fílmica está associada com as mudanças mais recentes ocorridas nos campos do cinema de animação e do cinema documentário.
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Bibliografia | DELGAUDIO, Sybil. 1997. “If Truth Be Told, can ‘Toons Tell it? Documentary and Animation.” In: Film History 9:2. 189-99.
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